EDUCAÇÃO
DO CAMPO:
REFLEXÕES
POLÍTICAS E TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Esta
coletânea reúne artigos de estudiosos que têm a Educação do Campo como objeto
de estudo e como bandeira de luta. Nosso intuito é fortalecer as discussões em
torno desse movimento educativo, de modo a assegurar a materialização dos
princípios que o sustentam. Os textos reunidos pretendem subsidiar reflexões
docentes que se encaminhem para mudanças de concepções sobre conhecimento e
educação escolar, resultando, assim, na transformação das práticas educativas
que se desenvolvem no contexto das escolas do campo.
Os trabalhos que compõem a obra buscam estabelecer um diálogo entre as bases teóricas e político-pedagógicas
da educação do campo e as experiências desenvolvidas pelos/as educadores/as e
movimentos sociais, de modo a assegurar à materialização dos princípios que dão
sustentação a proposta de educação do campo.
O
propósito deste trabalho é fomentar a discussão entre educadores, pesquisadores
e demais sujeitos sociais acerca das políticas e práticas educativas
desenvolvidas nas escolas do campo, confrontando-as com as proposições
teórico-práticas construídas em diálogo com os movimentos sociais, visando à
implementação de projetos educativos que, partindo dos anseios dos camponeses,
se coloco enquanto um projeto coletivo de emancipação política e cultural.
Publicação da Editora da UFPI - 256p.
Organizadores da Publicação:
Elmo de Souza Lima
Elmo de Souza Lima
Doutor em Educação pela Universidade
Federal do Piauí (UFPI), com Doutorado Sanduíche na Università degli Studi di
Verona (Itália). Professor do Centro de Ciências da Educação da UFPI, atuando
na área de currículo, formação continuada e educação do campo. É autor dos
livros "Formação Continuada de Professores no Semiárido: ressignificando
saberes e práticas" e “Formação Continuada de Educadores/as: as
possibilidades de reorientação do currículo e co-autor dos livros “Semiárido
Piauiense: educação e contexto”, "Diálogos sobre Educação do Campo".
É coordenador adjunto do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação do
Campo (NUPECAMPO). E-mail: elmolima@gmail.com
Keylla Rejane Almeida
Melo
Mestre em Educação pela Universidade
Federal do Piauí. Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro
de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Atou como Assessora
Técnico-Pedagógica de Programas de Formação de Professores em Exercício no
Ensino Fundamental e Educação Infantil (MEC). Membro do Núcleo de Estudos e
Pesquisa e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO) e do Núcleo de Estudos,
Pesquisa e Extensão sobre Infância e Educação da Criança (NEPEIEC). Pesquisa
nas áreas de Formação de Professores, Educação Infantil e Educação do Campo. E-mail: keyllamelo@ufpi.edu.br
Como adquirir o livro:
O
livro está sendo vendido no valor de R$ 25,00 e pode ser adquirido
na Livraria da Universidade Federal do Piauí ou através dos contatos: (86) 99904-5883 E-mail:
elmolima@gmail.com
Sumário da obra:
Sumário da obra:
Introdução: Os percursos
políticos e teórico-metodológicos da Educação do Campo
- A dimensão política da educação do campo: apontamentos para vigilância da prática educativa
Pedro Pereira dos
Santos
2.
Fundamentos e concepções
do ensino em escolas no/do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica
Jânio Ribeiro dos
Santos
Raphael dos Santos
- A organização interdisciplinar do currículo nas escolas do campo: os dilemas políticos e pedagógicos
Elmo de Souza Lima
- Educação do campo e currículo: articulação de saberes da cultura camponesa aos conhecimentos escolares
Raimunda
Alves Melo
Maria da Glória Soares Barbosa
Lima
- Prática educativa no contexto da educação do campo: as possibilidades de transformação social
Maria Sueleuda
Pereira da Silva
Elmo de Souza Lima
- O ensino de matemática na educação campo sob a perspectiva da etnomatemática
Cláudia Lúcia Alves
- Educação e diversidades nas escolas do campo: a construção de práticas educativas interculturais
Elmo de Souza Lima
- A infância do campo: das garantias legais à materialização do direito à educação infantil
Keylla Rejane Almeida
Melo
Janaina Gomes Viana
de Souza
- A interface entre Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo: tensões e perspectivas
Luiz Jesus Santos
Bonfim
- A formação docente como instrumento de ressignificação das práticas educativas em escolas do campo em áreas quilombolas
Linconly Alencar Pereira
Maria do Socorro
Xavier Batista
Dados dos autores
Uma importante publicação para todos os que trabalham educação, não apenas educação do campo. Parabenizo os autores por este trabalho!
ResponderExcluir