Educação do Campo II


EDUCAÇÃO DO CAMPO:

REFLEXÕES POLÍTICAS E TEÓRICO-METODOLÓGICAS


DESCRIÇÃO DA OBRA:

Esta coletânea reúne artigos de estudiosos que têm a Educação do Campo como objeto de estudo e como bandeira de luta. Nosso intuito é fortalecer as discussões em torno desse movimento educativo, de modo a assegurar a materialização dos princípios que o sustentam. Os textos reunidos pretendem subsidiar reflexões docentes que se encaminhem para mudanças de concepções sobre conhecimento e educação escolar, resultando, assim, na transformação das práticas educativas que se desenvolvem no contexto das escolas do campo.
Os trabalhos que compõem a obra buscam estabelecer um diálogo entre as bases teóricas e político-pedagógicas da educação do campo e as experiências desenvolvidas pelos/as educadores/as e movimentos sociais, de modo a assegurar à materialização dos princípios que dão sustentação a proposta de educação do campo.
O propósito deste trabalho é fomentar a discussão entre educadores, pesquisadores e demais sujeitos sociais acerca das políticas e práticas educativas desenvolvidas nas escolas do campo, confrontando-as com as proposições teórico-práticas construídas em diálogo com os movimentos sociais, visando à implementação de projetos educativos que, partindo dos anseios dos camponeses, se coloco enquanto um projeto coletivo de emancipação política e cultural.

Publicação da Editora da UFPI - 256p. 

Organizadores da Publicação:

Elmo de Souza Lima
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com Doutorado Sanduíche na Università degli Studi di Verona (Itália). Professor do Centro de Ciências da Educação da UFPI, atuando na área de currículo, formação continuada e educação do campo. É autor dos livros "Formação Continuada de Professores no Semiárido: ressignificando saberes e práticas" e “Formação Continuada de Educadores/as: as possibilidades de reorientação do currículo e co-autor dos livros “Semiárido Piauiense: educação e contexto”, "Diálogos sobre Educação do Campo". É coordenador adjunto do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO). E-mail: elmolima@gmail.com

Keylla Rejane Almeida Melo
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Atou como Assessora Técnico-Pedagógica de Programas de Formação de Professores em Exercício no Ensino Fundamental e Educação Infantil (MEC). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO) e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Infância e Educação da Criança (NEPEIEC). Pesquisa nas áreas de Formação de Professores, Educação Infantil e Educação do Campo. E-mail: keyllamelo@ufpi.edu.br

Como adquirir o livro:

O livro está sendo vendido no valor de R$ 25,00 e pode ser adquirido na Livraria da Universidade Federal do Piauí ou através dos contatos: (86) 99904-5883  E-mail: elmolima@gmail.com


Sumário da obra:


Introdução: Os percursos políticos e teórico-metodológicos da Educação do Campo

  1. A dimensão política da educação do campo: apontamentos para vigilância da prática educativa
Pedro Pereira dos Santos

2.    Fundamentos e concepções do ensino em escolas no/do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica
Jânio Ribeiro dos Santos
Raphael dos Santos

  1. A organização interdisciplinar do currículo nas escolas do campo: os dilemas políticos e pedagógicos
Elmo de Souza Lima

  1. Educação do campo e currículo: articulação de saberes da cultura camponesa aos conhecimentos escolares
Raimunda Alves Melo
Maria da Glória Soares Barbosa Lima

  1. Prática educativa no contexto da educação do campo: as possibilidades de transformação social
Maria Sueleuda Pereira da Silva
Elmo de Souza Lima

  1. O ensino de matemática na educação campo sob a perspectiva da etnomatemática
Cláudia Lúcia Alves

  1. Educação e diversidades nas escolas do campo: a construção de práticas educativas interculturais
Elmo de Souza Lima

  1. A infância do campo: das garantias legais à materialização do direito à educação infantil
Keylla Rejane Almeida Melo
Janaina Gomes Viana de Souza

  1. A interface entre Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo: tensões e perspectivas
Luiz Jesus Santos Bonfim

  1. A formação docente como instrumento de ressignificação das práticas educativas em escolas do campo em áreas quilombolas
Linconly Alencar Pereira

Maria do Socorro Xavier Batista

Dados dos autores

Um comentário:

  1. Uma importante publicação para todos os que trabalham educação, não apenas educação do campo. Parabenizo os autores por este trabalho!

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