sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Encontro Territorial discute educação contextualizada no semiárido

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido e a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil)promoveram nos dias 20 e 21 de novembro de 2014 o I Encontro Territorial, em Valença do Piauí, que contou com uma sala temática sobre a educação contextualizada.
Mais de 300 agricultores, técnicos e lideranças comunitárias dos Territórios Vale do Sambito, Vale do Canidé e Vale do Guaribas participaram do evento que teve como tema central: “desenvolvimento territorial na perspectiva da convivência” e trouxe como objetivo fortalecer a estratégia territorial como instrumento de mobilização social e implementação de políticas públicas para o semiárido.
Durante as discussões na sala temática sobre educação contextualizada, o prof. Elmo Lima, da Universidade Federal do Piauí e membro da Rede de Educação no Semiárido, responsável pela exposição do tema, destacou a importância da educação contextualizada na construção das políticas de convivência no território e convocou as organizações sociais e das comunidades a estabelecerem um diálogo com as escolas e as secretarias municipais de educação com o intuito de fortalecer o debate da educação contextualizada e, consequentemente, expandir o projeto de convivência com o semiárido em construção pelo Fórum Piauiense de convivência com o Semiárido e a ASA Brasil.
De acordo com a organização do evento, o tema da educação contextualizada foi bem recebido pelos participantes tendo em vista que o trabalho desenvolvido em muitas escolas do semiárido não aponta perspectiva de desenvolvimento nas comunidades e nem ajuda os jovens a visualizarem as possibilidades de melhoria da qualidade de vida na região. “É um modelo de educação que estimula os jovens a irem embora do seu lugar, abandonando famílias, amigos, suas histórias, culturas e tradições”, enfatiza Elmo Lima.
Para a assessora do Território Vale do Sambito, Francisca de Sousa Costa, a educação contextualizada vai ser uma prioridade nas discussões sobre a definição das políticas de desenvolvimento no território em 2015. A ideia é ampliar o diálogo com os secretários de educação para que este tema passe a ser uma prioridade na formulação das políticas educacionais nos municípios.
No ultimo dia do evento, foi realizada também a Feira de Sementes da Fartura e Produtos da Agricultura Familiar com o objetivo de incentivar a troca e a preservação das sementes nativas e o fortalecimento da agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário