quinta-feira, 16 de junho de 2011

Desertificação é uma ameaça nos municípios do semiárido piauiense

O Nordeste deve ser uma das áreas mais afetadas do planeta com as mudanças climáticas. Os efeitos dessa mudança na região do semiárido já são visíveis.
De acordo com o professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Adeodato Salviano, no estado do Piauí as áreas susceptíveis à desertificação abrangem 173 dos 224 municípios do estado. 
A razão dos problemas são as queimadas, que destroem a vegetação nativa. A área acaba sendo utilizada para a criação de gado. Também o garimpo de diamantes no estado contribuiu para a degradação do solo. Uma das áreas afetadas pelo processo de degradação do solo, segundo o especialista, equivale a aproximadamente 800 mil hectares, e abrange 22 municípios, além de Gilbués. 
No entanto, Salviano acredita que a degradação do solo pode ser revertida e, ao contrário do que muitos pensam, "não é um processo oneroso". Algumas ações estão sendo desenvolvidas na região para reduzir a degradação. Uma delas é o projeto da Fundação Agente para o Desenvolvimento do Agronegócio e Meio Ambiente, patrocinado pela Codevasf/Ministério da Integração Nacional, que, segundo o professor, tenta recuperar uma microbacia hidrográfica com aproximadamente 8.900 hectares na região de Gilbués.
Neste trabalho de combate a desertificação o reflorestamento é uma das principais alternativas, tendo em vista que é uma ação capaz de trazer de volta a umidade a essas áreas degradadas e assim torna-se possível o que os cientistas chamam de antidesertificação.
A desertificação será é um dos temas pautados pelo II Eco Piauí, encontro que começa no próximo dia 16/06, no Rio Poty Hotel, em Teresina (PI). O evento é promovido pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado do Piauí.
Devido à importância do tema para a construção de políticas de desenvolvimento sustentável no estado, o Fórum Piauiense  de Convivência com o Semiárido também criou um Grupo de Trabalho para discutir sobre o problema da desertificação no semiárido, bem como, propor e implementar ações voltadas ao combate a desertificação no estado.


Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário