quinta-feira, 14 de setembro de 2017

SEDUC PI prove formação para 1.500 professores no semiárido

A Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC) está realizando vários eventos de formação de professores, através do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), desenvolvido em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Serão 120 horas de formação voltadas para discussão teórica, elaboração de projeto e experiência prática, envolvendo 1.500 professores de 100 escolas da rede pública de 5 territórios do semiárido piauiense: Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé, Serra da Capivara e Vale do Rio Itaim.
A educação contextualizada no semiárido é uma proposta focada no contexto local, em que a escola trabalhará o conhecimento a partir da realidade, valorizando e respeitando as peculiaridades da vida do campo e da região do Semiárido, nos seus aspectos naturais, culturais e ambientais e, especialmente, nos saberes construídos no dia a dia dos sujeitos.
Nesta primeira etapa de formação, os formadores estão discutindo sobre os aspectos históricos e culturais do semiárido, bem como, sobre os princípios que orientam a proposta de educação do campo e educação contextualizada no semiárido.
De acordo com Míriã Medeiros, coordenadora de Educação no Campo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 19 (dezenove) municípios foram beneficiados durante a primeira etapa da formação e mais 26 (vinte e seis) municípios já estão com seus eventos formação agendados.
O PVSA tem como objetivo reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior carência social e econômica no meio rural do Semiárido Piauiense,  por meio do incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.
O projeto possui três componentes e um deles é o de desenvolvimento social e humano, que abrange empreendedorismo e educação. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é a co-executora de parte das ações do projeto, no subcomponente Educação Contextualizada para convivência com o Semiárido.
Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário