domingo, 6 de agosto de 2017

Comunidade quilombola Lagoa das Emas se mobiliza contra fechamento de escola

A Secretaria Municipal de Educação de São Raimundo Nonato, no semiárido piauiense, determinou o fechamento de cinco escolas rurais da rede municipal de ensino. De acordo com os técnicos da secretaria, está medida faz parte da política de nucleação das escolas rurais, determinada pela prefeita Carmelita Castro, que prevê o remanejamento dos estudantes de escolas pequenas para outras comunidades ou para a sede do município.

Revoltados contra essa medida da prefeitura, os moradores da comunidade quilombola Lagoa das Emas se mobilizaram no último dia sexta-feira (05/08) para impedir que o caminhão da prefeitura levasse os moveis e utensílios da escola por determinação da secretaria da educação de São Raimundo Nonato.

Para os moradores da comunidade, o fechamento da escola representa um retrocesso nos direitos dos quilombolas à educação em suas próprias comunidade e prometem resistir e lutar para que a prefeitura volte atrás na decisão de fechar a escola na comunidade.
A comunidade quilombola Lagoa das Emas é formada por 27 família e ocupa uma região semiárida próxima a Serra da Capivara no Piauí. Integra o Quilombo das Lagoas – a segunda maior comunidade oriunda de quilombo no Brasil – com uma população de 1498 famílias dividida em diversos núcleos distribuídos em sete municípios que ocupam uma área estimada em 62 mil hectares.
O município de São Raimundo Nonato tornou-se conhecido internacionalmente abrigar em seu território o Parque Nacional Serra da Capivara, um parque protegido pela UNESCO e considerado pelo mundo da arqueologia como um dos mais importantes das Américas. Além disso, o município conta com Campus de duas importantes universidades públicas: Universidade Estadual do Piauí e a Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário