quinta-feira, 31 de março de 2016

Estudantes do semiárido participam de atividades durante a Semana da Água

Diversas escolas realizaram atividades educativas na Semana da Água (21 a 25 de março/2016) voltadas à discussão sobre a importância e o uso sustentável da água no semiárido brasileiro, buscando incentivar a adoção de práticas de convivência com o semiárido.
A Escola Municipal Liberato Vieira, localizada em Ipiranga, realizou visita de intercâmbio na comunidade Caatinga Alta como parte das atividades desenvolvidas durante a Semana da Água. Durante a atividade os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a experiência de uso racional da água a partir da captação e armazenamento de água de chuva para consumo humano e produção de alimentos em uma propriedade familiar. 
Na propriedade de Seu Valmair, beneficiária do Programa Uma Terra e Duas águas - P1+2, professores e alunos conheceram a Cisterna Calçadão, com capacidade de armazenamento de 52 mil litros de água para a produção de alimentos e a Cisterna de Placas com 16 mil litros. O P1+2 é executado no município pela Escola de Formação Paulo de Tarso (EFPT) e a Asa Brasil.
Além dessas tecnologias, o agricultor apresentou as atividades que desenvolve no seu quintal produtivo como: criação de porcos, criação de ovelha, criação de galinha caipira, criação caprinos, horta orgânica, pomar orgânico, cultivo de palma forrageira e prática de raleamento da caatinga para formação de pastagem nativa para os animais.
Durante o intercâmbio, a equipe de técnicos da EFPT fez ainda demonstração de algumas práticas agroecológicas referentes ao manejo sustentável do solo e da água entre elas: curvas de nível, cobertura morta do solo, precipitação de chuvas.
Para Genival Araújo, técnico da EFPT, a atividade foi positiva uma vez que tive a participação de alunos, professores, pais e funcionários da Escola Liberato Vieira. Para ele, as práticas agroecológicas vivenciadas durante esta atividade mostram o quanto é importante fazermos a integração da educação com a agricultura familiar. Por isto “é fundamental reforçar a importância da educação contextualizada para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais do semiárido”, conclui.
Além da visita de intercâmbio, os professores desenvolveram atividades interdisciplinares na escola voltadas à discussão e o aprofundamento sobre a importância da água no semiárido, bem como, sobre as alternativas de captação e uso sustentável da água.
Este trabalho faz parte do Projeto de Educação contextualizada no Semiárido desenvolvido pela Escola Municipal Liberato Vieira, desde 2012, numa parceria entre a Universidade Federal do Piauí, a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro e a Escola de Formação Paulo de Tarso.

quarta-feira, 23 de março de 2016

UFPI lança edital de seleção da Licenciatura em Educação do Campo

A Universidade Federal do Piauí lançou o Edital de Seleção destinado ao preenchimento de 240 (duzentas e quarenta) vagas, nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo, assim distribuídas: 60 vagas - Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza – Teresina; 60 vagas - Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza –  Picos; 60 vagas - Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza – Floriano; 60 vagas – Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Sociais e Humanas – Bom Jesus. 
Os cursos são organizados em sistema de alternância, na forma de blocos integrados. Cada bloco divide-se em atividades de Tempo-Universidade e Tempo-Comunidade. As atividades anuais de Tempo-Universidade serão de 60 dias, no período de férias, o restante será destinado às atividades da dimensão tempo-comunidade que serão orientadas e acompanhadas pelos professores nos períodos em que não estão em sala da aula.Ao final de cada disciplina, haverá a orientação de atividades a serem realizadas no tempo-comunidade.
Poderão participar do Processo Seletivo professores e outros profissionais da educação em exercício nas escolas do campo da rede pública que não tenham formação em nível superior; professores e outros profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo; jovens e adultos de comunidades do campo e participantes de instituições e movimentos sociais que atuam no espaço socioterritorial do campo, que não tenham formação em nível superior.
As inscrições poderão ser efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ufpi.br/copese, no período de 05/04/2016 até 04/05/2016. O processo seletivo consiste numa prova escrita com 30 (trinta) questões, sendo 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 10 (dez) questões de Matemática e 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais do tipo objetiva de múltipla escolha e de uma Redação.