quinta-feira, 31 de março de 2016

Estudantes do semiárido participam de atividades durante a Semana da Água

Diversas escolas realizaram atividades educativas na Semana da Água (21 a 25 de março/2016) voltadas à discussão sobre a importância e o uso sustentável da água no semiárido brasileiro, buscando incentivar a adoção de práticas de convivência com o semiárido.
A Escola Municipal Liberato Vieira, localizada em Ipiranga, realizou visita de intercâmbio na comunidade Caatinga Alta como parte das atividades desenvolvidas durante a Semana da Água. Durante a atividade os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a experiência de uso racional da água a partir da captação e armazenamento de água de chuva para consumo humano e produção de alimentos em uma propriedade familiar. 
Na propriedade de Seu Valmair, beneficiária do Programa Uma Terra e Duas águas - P1+2, professores e alunos conheceram a Cisterna Calçadão, com capacidade de armazenamento de 52 mil litros de água para a produção de alimentos e a Cisterna de Placas com 16 mil litros. O P1+2 é executado no município pela Escola de Formação Paulo de Tarso (EFPT) e a Asa Brasil.
Além dessas tecnologias, o agricultor apresentou as atividades que desenvolve no seu quintal produtivo como: criação de porcos, criação de ovelha, criação de galinha caipira, criação caprinos, horta orgânica, pomar orgânico, cultivo de palma forrageira e prática de raleamento da caatinga para formação de pastagem nativa para os animais.
Durante o intercâmbio, a equipe de técnicos da EFPT fez ainda demonstração de algumas práticas agroecológicas referentes ao manejo sustentável do solo e da água entre elas: curvas de nível, cobertura morta do solo, precipitação de chuvas.
Para Genival Araújo, técnico da EFPT, a atividade foi positiva uma vez que tive a participação de alunos, professores, pais e funcionários da Escola Liberato Vieira. Para ele, as práticas agroecológicas vivenciadas durante esta atividade mostram o quanto é importante fazermos a integração da educação com a agricultura familiar. Por isto “é fundamental reforçar a importância da educação contextualizada para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais do semiárido”, conclui.
Além da visita de intercâmbio, os professores desenvolveram atividades interdisciplinares na escola voltadas à discussão e o aprofundamento sobre a importância da água no semiárido, bem como, sobre as alternativas de captação e uso sustentável da água.
Este trabalho faz parte do Projeto de Educação contextualizada no Semiárido desenvolvido pela Escola Municipal Liberato Vieira, desde 2012, numa parceria entre a Universidade Federal do Piauí, a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro e a Escola de Formação Paulo de Tarso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário