segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Educação contextualizada promove autonomia e criticidade dos/as educandos/as

A equipe pedagógica do Projeto de Formação de Educadores no contexto do Semiárido, desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí no Município de Ipiranga, realizou na última sexta-feira (18/12) uma oficina de avaliação do projeto educativo implementado na Escola Municipal Liberato Vieira na perspectiva da educação para a convivência com o semiárido.
Este trabalho de avaliação foi desenvolvido a partir de dois objetivos básicos: refletir sobre o percurso trilhado na construção da proposta de educação contextualizada no semiárido e avaliar o trabalho desenvolvido pela escola em 2015, identificando os avanços e desafios na construção da proposta pedagógica contextualizada;
Considerando a complexidade que envolve a avaliação de projetos educativos construídos numa perspectiva interdisciplinar e contextualizada, pensou-se  numa proposta avaliativa que articulasse ou contemplasse uma reflexão sobre os princípios políticos e pedagógicos que orientam a proposta de educação contextualizada no semiárido.
Nessa perspectiva, os diálogos críticos construídos em torno das práticas educativas e dos projetos desenvolvidos pela Escola Municipal Liberato Vieira partiu das dimensões políticas e pedagógicas: 
-   Desenvolvimento integral dos/as educandos/as, contemplando o desenvolvido da autonomia, criatividade e postura crítica dos educandos, bem como, a aquisição de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores como instrumentos para uma visão crítica do mundo; 
- Articulação e troca de experiências com a comunidade, voltado à compreensão do processo de articulação e parceria com a comunidade e da participação ativa da comunidade nas atividades educativas; 
-   Processo de contextualização e inovação da prática educativa, associado à compreensão do processo de contextualização das práticas educativas e a articulação entre teoria e prática, bem como, do processo de inovações pedagógicas, associada às novas alternativas de produção do conhecimento e desenvolvimento do ensino aprendizagem; 
-   O processo de construção e articulação dos conhecimentos, nos qual se buscou compreender os caminhos trilhados no processo de organização da proposta curricular, contemplando a definição dos eixos temáticos centrais e as estratégias de articulação interdisciplinar entre os diferentes saberes e as áreas do conhecimento. Foi considerando neste processo, os conhecimentos pedagógicos construídos e os desafios políticos e epistemológicos que ainda precisam ser superados.
Neste trabalho, ficou evidente nos depoimentos de alunos e professores que um dos aspectos relevantes neste trabalho com a educação contextualizada é a capacidade deste trabalho na formação crítica dos educandos e no desenvolvimento da autonomia.
Para os professores, na medida em que os/as educandos/as são instigados a pesquisar e refletir sobre sua realidade/contexto, dialogando e trocando experiências entre os colegas e com a comunidade, há um processo de redescoberta de si e de suas potencialidades, tornando-os mais confiantes e conscientes de sua capacidade. Isto reflete na postura crítica que passam a ter no contexto das atividades educativas, assim como, diante da realidade da escola e da comunidade.
Os educandos também fazem questão de evidenciar o crescimento deles neste processo, principalmente no desenvolvimento da autoestima, no reconhecimento de que eles são capazes de aprender e fazer coisas novas e inovadoras na comunidade e na escola.
Diante deste cenário, inúmeros limites são superados pelos/as educandos/as neste processo de ensinar/aprender, levando educandos/as e educadores/as a estabelecerem fecundas parcerias e trocas de experiências na construção dos projetos educativos. “Somos surpreendidos cotidianamente pelos educandos com suas capacidades de inovar e criar dentro deste trabalho de estudo e redescoberta da realidade”, enfatiza a diretora Reginalda Alves.