sábado, 19 de setembro de 2015

Governo Federal quer ampliar o acesso à biblioteca em áreas rurais do semiárido

Para dar continuidade à ampliação do acesso aos livros à população rural, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), abriu inscrições para receber projetos de incentivo à leitura ou de inclusão produtiva rural.
A medida visa a implantação de 270 bibliotecas Arca das Letras na região do semiárido brasileiro. Espera-se que a iniciativa, prevista no plano Brasil Sem Miséria, atenda 8 mil famílias de 75 municípios presentes em 10 Territórios da Cidadania (de baixo Índice de Desenvolvimento Humano).
Para o Ministério d do Desenvolvimento Agrário, essas bibliotecas rurais têm um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e no combate ao analfabetismo no campo, porque permitem que as crianças tenham acesso a diversos livros e possam ampliar os seus conhecimentos através da leitura e da pesquisa.
A Embrapa e o Arca das Letras vão doar obras da literatura infantil nacional e internacional e livros sobre produção agrícola, além de bibliografia didática. Após receberem convite de representantes do MDA, as entidades devem elaborar projetos de estímulo à leitura e detalhar a utilização do acervo disponível. Eles precisam ser entregues, diretamente ou via correio, até 30 de outubro, na sede da Embrapa, em Brasília.
Podem se inscrever associações comunitárias, organizações não governamentais, sindicatos, escolas públicas, institutos federais, associações de agricultores, cooperativas rurais, além de órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta. 

Arca das Letras
Criado em 2003, o Arca das Letras é uma iniciativa do MDA para implantar bibliotecas exclusivas no campo e desenvolver o acesso da população rural à leitura. Moradores das comunidades locais são qualificados pela pasta e as casas desses voluntários ou as sedes das instituições inscritas no programa são cedidas para que as bibliotecas sejam montadas. No Brasil, 10.624 arcas foram entregues em comunidades rurais de 2.353 municípios.
O Arca das Letras está presente em todos os estados do País e no Distrito Federal (DF). O programa já beneficiou mais de 1 milhão de famílias, contempladas com mais de 2 milhões de livros.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Escolas realizam intercâmbio de experiência em educação contextualizada no semiárido

Os alunos e professores da Escola Municipal Antônio Tapety, localizada na comunidade Jardim realizaram, na última segunda-feira (14/09/2015), visita de intercâmbio de experiência na área da educação contextualizada no semiárido na Escola Municipal Liberato Vieira, situada na comunidade Brejo da Fortaleza, no município de Ipiranga do Piauí.
O intercâmbio teve como objetivo conhecer as atividades e os projetos educativos desenvolvidos pelos alunos e professores da Escola Liberato Vieira na área da Educação Contextualizada desde 2012. Os visitantes foram recepcionados pelos alunos da Comunidade do Brejo, na sequência a diretora Reginalda Alves fez uma apresentação do trabalho desenvolvido Escola, principalmente com relação à metodologia de trabalho adotada com a proposta pedagógica de contextualização das práticas educativas.
Durante a visita de intercâmbio, os alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer os espaços educativos utilizados pela equipe pedagógica da Escola Municipal Liberato Vieira, a exemplo da Horta Pedagógica e do Viveiro de Mudas, para o desenvolvimento das atividades educativas voltadas à reflexão crítica e a produção de conhecimentos acerca da realidade local.
Além disso, os professores da Liberato Vieira apresentam as atividades de estudos e pesquisas desenvolvidas pelo projeto interdisciplinar voltadas para o mapeamento das potencialidades socioeconômicas da comunidade.

Para a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Antônio Tapety, Lucimar Mendes, o intercâmbio foi importante por que possibilitou a troca de experiências entre professores e alunos das duas escolas, bem como, serve de incentivo para o trabalho educativo que está iniciando na comunidade Jardim na perspectiva da educação para a convivência com o semiárido.
Este intercâmbio de experiência é parte do projeto de formação continuada de educadores/as desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Ipiranga em três escolas do campo, em parceria com a Universidade Federal do Piauí, através do Projeto de Extensão “Formação Continuada de Educadores no Contexto do Semiárido”, sob a coordenação do Prof. Dr. Elmo de Souza Lima.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

UESPI realiza Seminário de Educação do campo e Política Educacional

 A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Fórum Piauiense de Educação do Campo (Fopec) realizaram nos dias 09, 10 e 11 de outubro/2015, o Seminário de Educação do Campo e Política Educacional, no campus Torquato Neto em Teresina. O evento contou com a parceria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Federação da Agricultura Familiar (FAF).
O Seminário teve como objetivos socializar os trabalhos realizados no contexto do Curso de Especialização em Educação do Campo (Cultivando a semente), discutir a realidade e os desafios da política de Educação do Campo no Piauí, além de aprofundar compromissos institucionais e organizativos em torno da Educação do Campo no Piauí.
A programação do Seminário foi composta por conferência, mesas de debates, apresentação de trabalhos científicos, intercâmbio de experiências, atividades culturais e exposição de produtos orgânicos da agricultura camponesa.
No primeiro dia, na abertura do evento, houve a Conferência “Educação do Campo e Política Educacional”, proferida pelo Chefe da Divisão de Educação do Campo do INCRA, : Nelson Marques Felix. Na manhã do segundo dia, o evento contou com a apresentação dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos por alunos e professores na área da educação do campo.
Na tarde do segundo dia, houve o Painel: Educação do Campo e desafios na Implementação da Política. Durante o painel a Prof. Dra. Marli Clementino (UFPI) apresentou a Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária. Em seguida, o representante da Superintendência do INCRA-PI, Manoel Oliveira, apresentou as atividades do PRONERA no Piauí, e Elisabeth Meireles, Diretora de articulação comunitária da SDR e o Prof. Elmo Lima da Universidade Federal do Piauí discutiram sobre os desafios que estão postos para a educação do campo no Estado.
Ainda no final da tarde do segundo dia, a professora doutora Maria Nalva Rodrigues da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) fez uma discussão sobre “Política da Educação do Campo: desafios e perspectivas”.
No último dia (11/09), os participantes farão pela manhã uma visita ao assentamento 17 de abril – localizado na BR-316, próximo ao município de Demerval Lobão, com o objetivo de conhecer a rotina do assentamento bem como a organização deles para a produção de melancia, milho, criação de suínos, dentre outras atividades.
Na parte da tarde, o evento contou com o painel: “Educação do Campo, Universidade e Movimentos Sociais” com a presença do professor doutor José Jonas Duarte da Costa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em seguida, os movimentos sociais fizeram suas intervenções com relação ao processo de articulação entre os movimentos sociais e as universidades para o fortalecimento da educação do campo no Piauí.
Durante o Seminário, dezenas de professores e alunos de cerca de 30 municípios da Universidade Estadual do Piauí – UESPI e da Universidade Federal do Piauí apresentam trabalhos de pesquisa ou relatos de experiências de atividades desenvolvidas com as escolas do campo no Estado.
Durante os três dias do evento, os movimentos sociais organizaram o “Espaço de Saberes e Fazeres da Reforma Agrária, na área externa ao Palácio Pirará, com as exposições e comercialização de produtos orgânicos cultivados nos assentamentos do Estado.
Para a professora Lucineide Barros, organizadora do Seminário, o evento “é um momento de discussão com gestores, pesquisadores, movimentos sociais e a própria universidade sobre a realidade da política de educação do campo. Vamos focar também nos desafios para avançar nas ações de educação do campo no Piauí”.