domingo, 15 de fevereiro de 2015

Planejamento participativo fortalece experiência de educação contextualizada

Tradicionalmente as escolas brasileiras consolidaram suas práticas de planejamento restritas aos profissionais da educação, desconsiderando os anseios e desejos dos educandos, bem como, as experiências socioculturais das comunidades.
Contrapondo-se a essa lógica, a Escola Municipal Liberato Vieira,localizada na comunidade Brejo da Fortaleza, em Ipiranga do Piauí, realizou na primeira semana de fevereiro de 2015 o planejamento didático participativo com o propósito de ampliar o diálogo entre educadores, educandos e a comunidade, bem como, fortalecer a proposta de educação contextualizada no semiárido.
Com a participação de professores, estudantes, pais e representantes da comunidade, a equipe pedagógica da escola iniciou a discussão sobre o Plano de Trabalho 2015, tendo como referência os princípios políticos e pedagógicos da Educação do Campo e da Educação Contextualizada no Semiárido que norteiam a proposta pedagógica da escola.
Com o propósito de aprofundar o processo de contextualização das práticas educativas, o trabalho foi iniciado a partir do diagnóstico da realidade, desenvolvido com a comunidade no final de 2014. A partir do diagnóstico, o grupo identificou os temas relevantes que nortearão a proposta pedagógica da escola em 2015, considerando as demandas sociais e político-organizativas da comunidade, bem como, as necessidades formativas dos educandos.
Após as discussões coletivas, o grupo definiu que o trabalho da escola em 2015 será voltado para o estudo das potencialidades socioeconômicas da comunidade. Na visão do grupo, há muitas riquezas naturais, produtivas, econômicas, dentre outras, que ainda não são utilizadas de forma sustentável com o objetivo de melhorar qualidade de vida da população. 
Para a direção da escola, a falta de informação acerca dessas potencialidades, das tecnologias apropriadas e das próprias políticas públicas de convivência com o semiárido é um dos principais entraves para o desenvolvimento local. 
A partir da identificação dos eixos temáticos, os professores, alunos e os pais discutiram as atividades a serem desenvolvidas com o propósito de produzir conhecimentos que permitam uma compreensão crítica e aprofundada da realidade sociocultural, política e econômica local, numa relação com o contexto sociopolítico mais amplo da sociedade.
Durante os dois primeiros meses, o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola será voltado para o mapeamento das potencialidades locais, assim como, para os estudos aprofundados acerca das riquezas naturais, produtivas, socioambientais e políticas, com o auxílio dos conhecimentos das diferentes disciplinas e das assessorias técnicas das instituições parceiras neste projeto.
Neste processo de investigação e estudo da realidade, os conhecimentos das disciplinas poderão auxiliar os educadores e educandos no trabalho de problematização e desvelamento dos dados levantados junto as famílias.  Este processo de produção coletiva de conhecimento, que coloca os educandos e a comunidade como protagonistas do saber, é fundamental na construção dos caminhos que a comunidade devem seguir na busca da transformação social.
Durante as pesquisas e os estudos da realidade, os educandos serão orientados para organizarem e sistematizarem as informações obtidas junto às famílias e as atividades de campo. Ao final do trabalho, a ideia é produzir cartilhas, boletins, folderes e panfletos que informem as comunidades e as autoridades do município e do estado quanto às riquezas da região e as alternativas de desenvolvimento sustentável.
Para a diretora da escola, Reginalda Ribeiro, há também a intenção de desenvolver, no final desta primeira etapa do projeto, um evento que mobilize a comunidade local, os gestores públicos do município e do estado, a exemplo da Emater, Embrapa, Secretaria de Agricultura, de Assistência social, dentre outras, e outras instituições parcerias, com o propósito de socializar os estudos desenvolvidos pelos alunos e criar um grupo de trabalho capaz de instigar a comunidade e as autoridades do município para o desenvolvimento de projetos produtivos que viabilize o aproveitamento sustentável das potencialidades locais.
A ideia é que os estudos desenvolvidos pela escola, em parceria com a comunidade, possam fomentar novos processos organizativos e políticos na comunidade capazes de viabilizar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população.
A Escola Municipal Liberato Vieira começou a desenvolver as atividades na área da educação contextualizada no semiárido a partir de agosto de 2012, quando foi contemplada com o Projeto de Formação de Educadores no contexto do Semiárido, desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí, sob a coordenação do prof. Elmo de Souza Lima, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB).

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Professores discutem sobre educação contextualizada em Semana Pedagógica

Mais de 100 professores do município de Ipiranga do Piauí participaram do debate promovido pela Secretaria Municipal de Educação, sobre as práticas educativas contextualizada no semiárido, em parceria com a Rede de Educação Contextualizada no Semiárido (RESAB).
A mesa de debate sobre a Educação Contextualizada no Semiárido ocorreu no dia 05 de fevereiro de 2015, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, como parte da programação da I Semana Pedagógica 2015 realizada no período de 03 a 05 de fevereiro/2015, e teve como debatedores o Prof. Dr. Elmo de Souza Lima, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Prof.ª Maria Luíza de Cantalice, Técnica da Secretaria Estadual de Educação do Piauí, vinculada à Coordenação de Educação Contextualizada.
Ao longo do debate, foram apresentados os princípios que norteiam a proposta de educação contextualizada no semiárido, associado também as políticas de educação do campo, bem como, a importância deste projeto educativo na redefinição do papel da escola na formação crítica das crianças e adolescente, vinculado ao trabalho de valorização da cultura, da história e das potencialidades locais.
Após a mesa de debate, a Profa. Reginalda Alves Pereira Ribeiro, diretora da Escola Municipal Liberato Vieira, apresentou a experiência piloto desenvolvida na comunidade Brejo da Fortaleza, em Ipiranga, na área da educação contextualizada no semiárido, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB).
Segundo Reginalda, o trabalho desenvolvido na escola através da horta pedagógica, do viveiro de mudas, de visitas de intercâmbios nas roças agroecológicas e as atividades de campo voltadas ao reconhecimentos das potencialidades locais tem motivado bastante os alunos e ampliado as relações de parceria e colaboração com a comunidade. 
As discussões provocaram importantes inquietações entre os educadores quanto à necessidade de rediscutir os projetos educativos desenvolvidos nas escolas, deslocados dos contextos socioculturais e políticos dos educandos, assim como, da ausência de um diálogo com a comunidade quanto as reais necessidades formativas, a valorização e o reconhecimento das práticas sociais e das experiências e conhecimentos dos sertanejos.
Ao final do evento, a Secretaria Municipal de Educação assumiu o compromisso de reativar o trabalho da Coordenação de Educação do Campo, com a proposição de políticas de formação de professores na área da educação do campo associada ao debate da educação contextualizada no semiárido e o desenvolvimento de novas estratégias de planejamento que contemple o diálogo com a comunidade e as demandas sociais, políticas e culturais locais.