sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Curso de formação promovido pela UFPI discute sobre políticas de convivência com o semiárido


A Universidade Federal do Piauí realizou nos dias 23 e 24 de outubro/2015, a II etapa do Curso de Formação de Formadores/as em Educação contextualizada no Semiárido
, com o objetivo de discutir sobre as políticas de convivência com o semiárido. O curso conta com a participação de 30 educadores/as vinculados a rede pública de ensino que atuarão como formadores da Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB) no Piauí.
Na abertura do evento, os cursistas participaram da mística envolvendo as riquezas e as possibilidades do semiárido. Um momento de reflexão sobre suas experiências pessoas e profissionais, evidenciando as belezas e os encantos deste lugar, bem como, as injustiças que ainda estão presentes nas comunidades do sertão.
Em seguida, a professora Dra. Maria Sueli Rodrigues de Sousa, da Universidade Federal do Piauí, discutiu com o grupo de professores sobre as concepções de desenvolvimento instituídas no semiárido brasileiros, com ênfase nos modelos centrados nos grandes projetos produtivos e nas grandes obras hídricas que pouco contribui para a melhoria da qualidade de vida da população da região.
Ainda no primeiro dia, Carlos Humberto Campos, da Cáritas Regional do Piauí e da Coordenação Executiva da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA BRASIL) apresentou os principais projetos desenvolvidos pelas organizações e movimentos sociais voltados a consolidação da proposta de convivência com o semiárido.
Para Campos, os projetos desenvolvidos pela Asa Brasil na perspectiva da convivência com o semiárido tem apresentado resultados significativo para a melhoria da qualidade de vida da população, no entanto, ainda enfrenta dificuldades com relação ao maior apoio do poder público na implementação destas experiências enquanto políticas públicas.
No segundo dia, os participantes dedicaram-se as discussões acerca das estratégias políticas e pedagógicas que podem desenvolvidas pelas secretarias municipais e estaduais de educação com relação à implementação da proposta de educação para a convivência com o semiárido no Piauí.
Com o propósito de fortalecer este trabalho da educação contextualizada no semiárido no Piauí, os professores estão construindo coletivamente um conjunto de recomendações teórico-metodológicas que deverá auxiliar os municípios na implementação de projetos de formação de educadores voltados a implementação de práticas educativas contextualizadas nas escolas do semiárido.
A metodologia do curso baseia-se na pedagogia freireana e na educação popular, tendo como eixo central a problematização das condições socioeconômicas, políticas e culturais do semiárido, bem como, dos pressupostos teórico-metodológicos que dão sustentação às práticas educativas desenvolvidas nas escolas do semiárido.
A proposta de formação está organizada em quatro módulos temáticos voltados à discussão, por um lado, dos aspectos sociohistóricos, políticos, econômicos e culturais do semiárido e, por outro, dos aspectos teórico-metodológicos e políticos pedagógicos que norteiam os projetos de educação para a convivência.
A atividade foi desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Cáritas Regional do Piauí, Escola de Formação Paulo de Tarso, Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC), Cooperativa de Produção e Serviços de Técnicos Agrícolas do Piauí (Cootapi), Escola Família Agrícola Santa Angela, Sindicato dos Servidores Municipais de Picos e as Secretarias Municipais de Educação de Picos, Ipiranga e Itainópolis e a Emater – PI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário