segunda-feira, 18 de maio de 2015

Encontro discute sobre Educação Contextualizada em Picos


O I Encontro Interdisciplinar de Educação no Campo, promovido pelo Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, nos dias 13 e 14 de maio, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, teve a educação contextualizada e a convivência com o semiárido como pontos de debates.
O evento teve o intuito de promover a socialização dos resultados das linhas de pesquisa desenvolvidas pelo curso e uma aproximação mais expressiva com a comunidade e também com a população acadêmica.
Durante o evento, o prof. Antônio Eusebio, membro da Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB), ministrou palestra sobre a educação para a convivência com o semiárido, apresentando os princípios que norteiam essa proposta de educação e sua importância para a construção de novas perspectivas de desenvolvimento e sustentabilidade na região.
O representante da Cáritas Regional do Piauí, Raimundo Vale, fez uma discussão sobre a proposta de convivência com o semiárido, demonstrando as potencialidades do sertão piauiense e a necessidade de se desenvolver tecnologias e conhecimentos que possibilitem à implementação de políticas públicas apropriadas as condições socioambientais da região.
Para o Prof. Antônio Eusebio, a participação no evento foi importante para ampliar o diálogo e a parceria entre a RESAB e o Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPI em Picos, tendo em vista a necessidade deste curso aprofundar com os estudantes e professores os estudos sobre o contexto sociocultural e ambiental do semiárido, contribuindo na construção de propostas educativas contextualizadas e voltadas ao desenvolvimento da região.
A programação do evento contou ainda com mostras de vídeos, exposição fotográfica com registro histórico, paisagístico e da cultura campesina no Estado do Piauí, a socialização de trabalhos acadêmicos e a realização de 03 minicursos sobre Etnografia Visual, com o Prof. Dr. Andreas Hernandes, da Marymount Manhattan College/ Nova York, EUA; Apicultura Básica, com a Profª. Dr.ª Juliana do Nascimento Bendini, da UFPI/CSHNB; e Criação de Galinha Caipira, com o professor Vicente Ibiapina Neto, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI/CCA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário