sábado, 11 de abril de 2015

Governador visita experiência de educação contextualizada em Ipiranga do Piauí

O governador Wellington Dias (PT) visitou na última sexta-feira (10/04) a experiência de educação contextualizada no semiárido implementada pela Escola Municipal Liberato Vieira, em Ipiranga do Piauí.
Wellington Dias foi recepcionado pelos estudantes e professores que fizeram uma apresentação das atividades desenvolvidas na escola voltadas à construção de conhecimentos sobre a realidade da comunidade, à valorização dos saberes e da cultura local e às alternativas de convivência com o semiárido.
Durante a visita, o governador conheceu a Horta Pedagógica e o Viveiro de Mudas construídos em parceria com a Organização não governamental, Escola de Formação Paulo de Tarso, e a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA BRASIL). Este espaço é utilizado pelos alunos e professores como laboratório de experiências educativas, principalmente nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Geografia.
De acordo com a diretora, Reginalda Alves, a Horta Pedagógica e o Viveiro de Mundas foram essenciais na construção do projeto de educação contextualizada, pois aproxima as práticas educativas do contexto de vida dos alunos, favorecendo a dinamização do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, contribuiu muito para aproximação da escola como a comunidade. “Todos os dias temos pessoas da comunidade contribuindo com as atividades da Horta e do Viveiro. Atualmente, temos mais de 20 espécies de plantas, como pequi, caju, buriti, cana-de-açúcar, mangaba, entre outros que distribuímos para a comunidade em geral”, revela.
A diretora ressalta ainda que, “quando entrou o projeto da convivência com o Semiárido na escola, os alunos começaram a perceber o valor que tem nosso município. Antes achavam que só tinha futuro sair para outras cidades. E agora veem como a terra daqui tem futuro. O interesse dos alunos mudou muito. A gente passa o dia todo e quando chega a hora de ir para casa não queremos sair”, afirmou.
A Escola Municipal Liberato Vieira começou a desenvolver este projeto de educação contextualizada no semiárido a partir de agosto de 2012, com a chegada do Projeto de Formação de Educadores no contexto do Semiárido, desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí, sob a coordenação do prof. Elmo de Souza Lima, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB).

A aluna Verônica Fontes de Sousa, do oitavo ano, destacou que a educação contextualizada ajudou a mudar o pensamento de muitos alunos da escola e levou a escola ser mais visitada pelos moradores. “Antes, os portões eram todos fechados. A gente não podia entrar e agora nós podemos entrar, e vamos direto para o viveiro e para as hortas ajudar no que for preciso”.
Para Wellington, este tipo de experiência é fundamental para a melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas do semiárido, bem como, para o fortalecimento das políticas de desenvolvimento do Estado, construídas a partir dos princípios da convivência com o semiárido.
Para Maria Luiza de Cantalice, técnica da Secretaria Estadual de Educação, a experiência de educação contextualizada no semiárido desenvolvida na Escola Municipal Liberato Vieira pode ser uma referência para as atividades de educação contextualizada que serão implementadas partir deste ano pela SEDUC, através do Projeto Viva o Semiárido, em 50 municípios do semiárido, numa parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), agência da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na visita, o governador Wellington Dias também inaugurou a quadra poliesportiva da escola  que irá contribuir para a ampliação das atividades educativas, principalmente na área do esporte, da arte e da cultura.

Imagens da solenidade de inauguração da quadra poliesportiva:







Nenhum comentário:

Postar um comentário