sábado, 21 de março de 2015

UESPI discute projeto de mestrado sobre desenvolvimento do semiárido

O campus de Picos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promoveu reunião, na última quinta-feira (19/03), com o propósito de discutir o projeto de implantação de Programa de Pós-Graduação em nível de mestrado na área de desenvolvimento no semiárido.
Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo Luz, o programa de Mestrado será implantado em 2016 e se volta para o desenvolvimento do Semiárido Piauiense, propondo novas tecnologias para os problemas vivenciados nesta região, bem como, a interação com as comunidades no que diz respeito ao acesso à informação, dentre outros aspectos.
Geraldo Luz acrescentou ainda que o Curso de Mestrado envolverá 20 professores doutores da Uespi oriundos dos mais diversos campus e cursos, assim como, professores de outras IES que trabalham a temática do Semiárido, numa ideia de estudo interdisciplinar.
“A nossa ideia é desenvolver as potencialidades da região, uma região prioritária para o desenvolvimento econômico do Nordeste e do país, onde este desenvolvimento econômico está atrelado ao desenvolvimento social. Esse programa de pós-graduação possibilita o desenvolvimento dessas potencialidades para que as mesmas se tornem benefícios para toda esta região”, disse Geraldo Eduardo Luz.
Os estudantes que ingressarem neste Curso de Mestrado desenvolverão projetos voltados à realidade do Semiárido, com o propósito de fomentar a produção de tecnologias e conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região, através da disseminação de conhecimento e da proposição de novas políticas públicas.
Para o diretor do Campus da Uespi de Picos, Evandro Alberto, a universidade tem cada vez mais avançado em Pesquisa e Extensão, e a possível implantação da proposta de Mestrado é um reflexo positivo deste avanço.
Esta proposta de Mestrado em Desenvolvimento do Semiárido surgiu a partir dos Cursos de Especialização em Educação Contextualizada e Gestão em Políticas Públicas no Semiárido desenvolvidos pela UESPI em parceria com a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB).
Para a coordenação da RESAB no Piauí, a proposta do Curso de Mestrado sobre o desenvolvimento no semiárido associado às políticas de convivência discutidas pelos movimentos e organizações sociais pode trazer inúmeras contribuições para o desenvolvimento da região, com a produção e disseminação de conhecimentos e tecnologias voltadas à melhoria da qualidade de vida da população desta região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário