domingo, 15 de fevereiro de 2015

Planejamento participativo fortalece experiência de educação contextualizada

Tradicionalmente as escolas brasileiras consolidaram suas práticas de planejamento restritas aos profissionais da educação, desconsiderando os anseios e desejos dos educandos, bem como, as experiências socioculturais das comunidades.
Contrapondo-se a essa lógica, a Escola Municipal Liberato Vieira,localizada na comunidade Brejo da Fortaleza, em Ipiranga do Piauí, realizou na primeira semana de fevereiro de 2015 o planejamento didático participativo com o propósito de ampliar o diálogo entre educadores, educandos e a comunidade, bem como, fortalecer a proposta de educação contextualizada no semiárido.
Com a participação de professores, estudantes, pais e representantes da comunidade, a equipe pedagógica da escola iniciou a discussão sobre o Plano de Trabalho 2015, tendo como referência os princípios políticos e pedagógicos da Educação do Campo e da Educação Contextualizada no Semiárido que norteiam a proposta pedagógica da escola.
Com o propósito de aprofundar o processo de contextualização das práticas educativas, o trabalho foi iniciado a partir do diagnóstico da realidade, desenvolvido com a comunidade no final de 2014. A partir do diagnóstico, o grupo identificou os temas relevantes que nortearão a proposta pedagógica da escola em 2015, considerando as demandas sociais e político-organizativas da comunidade, bem como, as necessidades formativas dos educandos.
Após as discussões coletivas, o grupo definiu que o trabalho da escola em 2015 será voltado para o estudo das potencialidades socioeconômicas da comunidade. Na visão do grupo, há muitas riquezas naturais, produtivas, econômicas, dentre outras, que ainda não são utilizadas de forma sustentável com o objetivo de melhorar qualidade de vida da população. 
Para a direção da escola, a falta de informação acerca dessas potencialidades, das tecnologias apropriadas e das próprias políticas públicas de convivência com o semiárido é um dos principais entraves para o desenvolvimento local. 
A partir da identificação dos eixos temáticos, os professores, alunos e os pais discutiram as atividades a serem desenvolvidas com o propósito de produzir conhecimentos que permitam uma compreensão crítica e aprofundada da realidade sociocultural, política e econômica local, numa relação com o contexto sociopolítico mais amplo da sociedade.
Durante os dois primeiros meses, o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola será voltado para o mapeamento das potencialidades locais, assim como, para os estudos aprofundados acerca das riquezas naturais, produtivas, socioambientais e políticas, com o auxílio dos conhecimentos das diferentes disciplinas e das assessorias técnicas das instituições parceiras neste projeto.
Neste processo de investigação e estudo da realidade, os conhecimentos das disciplinas poderão auxiliar os educadores e educandos no trabalho de problematização e desvelamento dos dados levantados junto as famílias.  Este processo de produção coletiva de conhecimento, que coloca os educandos e a comunidade como protagonistas do saber, é fundamental na construção dos caminhos que a comunidade devem seguir na busca da transformação social.
Durante as pesquisas e os estudos da realidade, os educandos serão orientados para organizarem e sistematizarem as informações obtidas junto às famílias e as atividades de campo. Ao final do trabalho, a ideia é produzir cartilhas, boletins, folderes e panfletos que informem as comunidades e as autoridades do município e do estado quanto às riquezas da região e as alternativas de desenvolvimento sustentável.
Para a diretora da escola, Reginalda Ribeiro, há também a intenção de desenvolver, no final desta primeira etapa do projeto, um evento que mobilize a comunidade local, os gestores públicos do município e do estado, a exemplo da Emater, Embrapa, Secretaria de Agricultura, de Assistência social, dentre outras, e outras instituições parcerias, com o propósito de socializar os estudos desenvolvidos pelos alunos e criar um grupo de trabalho capaz de instigar a comunidade e as autoridades do município para o desenvolvimento de projetos produtivos que viabilize o aproveitamento sustentável das potencialidades locais.
A ideia é que os estudos desenvolvidos pela escola, em parceria com a comunidade, possam fomentar novos processos organizativos e políticos na comunidade capazes de viabilizar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população.
A Escola Municipal Liberato Vieira começou a desenvolver as atividades na área da educação contextualizada no semiárido a partir de agosto de 2012, quando foi contemplada com o Projeto de Formação de Educadores no contexto do Semiárido, desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí, sob a coordenação do prof. Elmo de Souza Lima, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB).

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