domingo, 14 de dezembro de 2014

Mais de 70 professores concluem Curso de Especialização em Educação no Semiárido

A Universidade Estadual do Piauí promoveu no último sábado (13/12), em parceria com a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), o Seminário de encerramento de dois Cursos de Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido desenvolvido no Campus de Valença e Oeiras, no semiárido piauiense.

Durante o evento, mais de 70 professores vinculados à rede pública de ensino e às escolas famílias agrícolas apresentaram os trabalhos de pesquisas desenvolvidos na última etapa do curso. Parte dos trabalhos denunciava os descasos com a educação no semiárido, com a precariedade das condições das escolas, a ausência de formação de professores e materiais didáticos voltados para o contexto do semiárido.

Além disso, um grupo significativo de estudos socializados pelos alunos do curso demonstra o crescente interesse dos professores e das escolas em aprofundar o debate sobre a educação contextualizada no semiárido com o intuito de ampliar o olhar crítico dos alunos e da comunidade sobre a realidade da região, bem como, sobre as possibilidades de desenvolvimento sustentável.
Outro aspecto presente nos trabalhos socializados esta relacionado com a necessidade de produção de novos materiais didáticos contextualizados no semiárido, a reorganização do currículo das escolas, articulando-o com os saberes e as experiências políticas, organizativas e culturais dos sertanejos, contemplando os estudos acerca das potencialidades culturais, econômicas e sociais da região e, assim como, sobre as tecnologias de convivência com o semiárido. Dentre os trabalhos apresentando, serão selecionados os mais significativos para publicação em  dois livros que serão lançados em 2015.
Para a coordenação da Resab, um aspecto positivo neste processo de encerramento dos cursos foi o comprometimento políticos dos professores na construção dos projetos de educação contextualizada nos municípios e o desejo de continuar os estudos e as discussões coletivas que façam avançar a luta pela construção de estratégias que garantam o fortalecimento da educação contextualizada e educação do campo nos territórios.
Na avaliação final dos cursos de educação contextualizada no semiárido ficou evidente o grande interesse dos professores em continuarem se organizando, através da criação de núcleos regionais da Rede de Educação no Semiárido Brasileiro, envolvendo os movimentos e organizações sociais e as instituições públicas com o propósito de sensibilizar e cobrar dos gestores municipais um compromisso político com relação à implementação de políticas que garantam a efetivação da educação contextualizada nos municípios.
Encerramento do Curso de Políticas Públicas em Paulistana
Neste período, houve também o encerramento dos 3 Cursos de Especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido desenvolvidos em Picos, Paulista e São Raimundo Nonato, onde mais de 100 técnicos, gestores públicos, lideranças comunitárias e educadores populares vinculados aos movimentos e organizações sociais e instituições públicas socializaram seus estudos sobre as políticas públicas no semiárido e as alternativas de convivência com o semiárido durante os seminários de conclusão dos cursos.

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