sábado, 7 de junho de 2014

Escola de Ipiranga do Piauí desenvolve projetos educativos contextualizados no semiárido



As educadoras da Escola Municipal Liberato Viera, na comunidade Brejo da Fortaleza, em Ipiranga do Piauí, estão desenvolvendo diversos projetos educativos na perspectiva da educação contextualizada no semiárido, através da construção da horta na escola, viveiros de mudas frutíferas e projetos de leituras voltados ao conhecimento da realidade local.

Os projetos são desenvolvidos na perspectiva interdisciplinar possibilitando que os educandos possam, através destes projetos, aprender com base nas atividades práticas desenvolvidas pelos educandos, estabelecendo uma relação entre os diferentes conhecimentos escolares e culturais.
Para a diretora da escola, Reginalda Alves, os projetos despertam o interesse dos alunos, estimulando-os a produzirem novos conhecimentos sobre sua realidade sociocultural, bem como, a apropriação significativa dos conhecimentos escolares que ajudam na compreensão da realidade nas quais estão inseridos.
Na semana no meio ambiente, os educadores e educandos desenvolveram diversas atividades voltadas à preservação do meio ambiente como forma de conscientizar os jovens quanto à importância da preservação ambiental como fonte de vida e sustentabilidade. Durante estas atividades, a Escola recebeu a visita de um grupo de técnicos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag-PI) interessados em conhecer o trabalho desenvolvidos na área da educação contextualizada e da convivência com o semiárido.

Este trabalho com a educação contextualizada no semiárido começou a ser desenvolvido na Escola Municipal Liberato Vieira a partir do Projeto de Formação Continuada de Educadores no contexto do Semiárido, desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí, sob a coordenação do prof. Elmo de Souza Lima, com o intuito de promover a reorientação do currículo na perspectiva da contextualização no semiárido.

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