quinta-feira, 13 de março de 2014

UNEB promove aula inaugural do Mestrado em Educação no Semiárido

A Universidade do Estado da Bahia, Campus de Juazeiro, realizou na última segunda-feira (10/03), a Aula Inaugural do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, do Programa de Pós-Graduação em Educação Contextualizada ao Semiárido (PPGESA), com a palestra “Descolonização dos saberes e das culturas nos Territórios Semiáridos”, ministrada pelo prof° Jassen Felipe da Silva, da Universidade Federal de Pernambuco.
Para Jassen a chegada deste mestrado na e sobre a região é uma oportunidade para “construir ciência a partir das nossas inquietações”. Nesse sentido, evidenciou que ao estudar e pesquisar educação contextualizada, é preciso desenvolver metodologias também contextualizadas ou reinventar as que já são utilizadas, de forma que envolva e aproxime mais a academia do ambiente pesquisado. Nessa perspectiva, opinou sobre a proximidade que o Programa precisa manter com a educação básica e os espaços informais de educação, tornando-se inclusive um curso de referência também neste sentido.
Fruto de uma caminhada insistente e referenciada em inúmeros estudos e experiências consolidadas, a exemplo do riquíssimo trabalho desenvolvido pela Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB) e das instituições que a ela estão articuladas é que a Universidade do Estado da Bahia – UNEB vem pautando no âmbito do Ensino Superior e, consequentemente, na Educação Básica, a Educação Contextualizada como um dos pilares fundamentais a um projeto de sociedade que se proponha inovador, inclusivo e auto-sustentável.
Um dos principais objetivos do PPGESA é promover a reflexão sobre os contextos semiáridos como estratégia de fortalecimento territorial e base para a construção de um projeto de sociedade fundado na perspectiva da convivência com a diversidade ambiental, cultural, política, social e econômica, e favorável à superação das assimetrias territoriais/regionais, onde o maior desafio é a formação de Mestres, e quiçá, mais à frente de Doutores  comprometidos com a perspectiva da contextualização enquanto matriz formadora e fundamental ao ensino, à pesquisa e a extensão na promoção da sustentabilidade dos territórios semiáridos.

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