sexta-feira, 12 de abril de 2013

UNEB aprova mestrado em Educação, cultura e territórios Semiáridos



O Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, a aprovou seu primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O mestrado acadêmico terá como área de concentração “Educação, Cultura e Contextualidade” e linhas de pesquisa em “Educação para Convivência com o Semiárido” e “Letramento e Comunicação Intercultural”. A seleção para a primeira turma do mestrado ocorrerá até o final do primeiro semestre deste ano e está previsto o oferecimento de 20 vagas.
O objetivo é qualificar pesquisadores que pensem estrategicamente o planejamento e a execução de práticas educativas contextualizadas, informadas por referenciais teóricos adequados à concepção de educação para a convivência com o semiárido, observando-se as mediações vivenciadas pelos canais comunicativos e tecnologias associadas à educação. Para o doutor Edmerson Reis, coordenador do programa, o mestrado representa mais uma contribuição da Universidade no processo de construção de ações voltadas para a realidade da região semiárida brasileira, que apresenta características singulares e ao mesmo tempo complexas, retratadas em outros territórios semiáridos do mundo.
“A criação do mestrado e a consolidação da pós-graduação no Departamento de Ciências Humanas visa à formação de profissionais capazes de compreender e pensar saídas inovadoras, adequadas com a semiaridez, tendo em vista a construção de um desenvolvimento regional sustentável, integrado e fundamentado na convivência”, destaca Luzineide Dourado, coordenadora da Câmara de Pós-Graduação e vice-coordenadora do mestrado.
Fonte: Assessoria de imprensa UNEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário