terça-feira, 13 de novembro de 2012

II Colóquio de Educação contextualizada possibilita troca de experiências entre educadores no semiárido

Solenidade de Abertura

 Mais de duzentos educadores, estudantes de graduação e lideranças comunitárias participaram do II Colóquio Piauiense de Educação Contextualizada no Semiárido, realizado nos dias 08, 09 e 10 de novembro no auditório da Universidade Federal do Piauí – Campus de Picos. O evento foi realizado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB), em parceria com a Universidade Federal do Piauí e Secretaria Estadual de Educação do Piauí.
O II Colóquio teve como objetivo fomentar a produção de conhecimentos científicos na área da Educação contextualizada no Semiárido e educação do campo como forma de ampliar as políticas de educação voltada à construção de alternativas de desenvolvimento sustentável.
Oficinas Temáticas
Na quinta-feira (08/11), os participantes frequentaram as oficinas temáticas sobre agroecologia, economia solidária, material didático contextualizado e tecnologias apropriadas, onde tiveram a oportunidade de trocarem experiências e conhecerem os trabalhos desenvolvidos nestas áreas no semiárido piauiense. Na noite da quinta-feira, houve a abertura oficial do evento com a participação dos representantes das instituições parceiras e autoridades locais, assim como, as apresentações culturais e artísticas da região.


Na conferência de abertura, com o tema: Educação contextualizada no Semiárido: avanços e perspectivas, o prof. Dr. Álamo Pimentel (UFBA) trouxe novas contribuições para a reflexão sobre a educação contextualizada, apontando novas perspectivas para o trabalho desenvolvimento pela Rede de Educação no Semiárido Brasileiro.
 O segundo dia de evento começou com a mesa de debate: “Educação Contextualizada e Currículo no Semiárido”, com a participação das professoras: Vanderléa Andrade Pereira (UFPI), Luzineide Dourado Carvalho (UNEB) e Lucineide Barros Medeiros (UESPI), bem como, do professor Elmo de Souza Lima (UFPI). Ambos trouxeram significativas contribuições para o fortalecimento do trabalho desenvolvido nas escolas do semiárido na perspectiva da contextualização do currículo e das práticas educativas.
Ainda na sexta-feira (09/11), o público do evento participou dos grupos temáticos onde ocorreram as apresentações de trabalho de pesquisa sobre o ambiente semiárido, convivência com o semiárido e educação contextualizada. Além disso, conheceram 3 experiências exitosas na área da educação contextualizada no semiárido, apresentada na II mesa de debate do evento, com a participação do Movimento do Sem Terra (MST), Escola Família Agrícola Dom Edilberto e  Ecoescola Thomas a Kempis.
Apresentação de Experiências
No último dia do evento, foi realizado um painel com tema “Educação no Semiárido Piauiense: desafios e perspectivas”, com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Educação, Rede de Educação no Semiárido (RESAB), Universidade Estadual do Piauí e União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (UNDIME), no qual foram discutidos os avanços e as perspectivas da educação contextualizada no Estado.
Dentre os encaminhamentos do evento, destacaram-se: a articulação política com os novos gestores municipais; o fortalecimento das parcerias com os movimentos sociais e as universidades públicas. No âmbito da formação, priorizou-se a constituição de um grupo de estudos voltado à formação de formadores para atuarem nos municípios e a implementação de projetos de formação em municípios do Território Vale do Guaribas. Além disso, destacou-se também a importância do fortalecimento do grupo de trabalho para a produção de materiais didáticos contextualizados.
Encerramento do II Colóquio

UFRB aprova primeiro Curso de Mestrado em Educação do Campo


Grupo de Trabalho Educação do Campo do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB aprovou junto a CAPES o seu primeiro Curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo. O referido curso tem o propósito intermediar o diálogo entre a diversidade camponesa e o fazer pedagógico, visando contribuir para que os(as) docentes das redes públicas de ensino, gestores(as) públicos e articuladores(as) dos movimentos e redes sociais do campo possam redimensionar suas leituras sobre a realidade agrária brasileira, redefinindo suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão das escolas do campo buscando o avanço na escolarização, na formação, pesquisa e extensão capaz de preparar sujeitos aptos a dialogar e intervir nos processos de elaboração das políticas de desenvolvimento agrário na Bahia e no Brasil.
O Programa de Mestrado Profissional em Educação do Campo abrange duas linhas de pesquisa : Linha 1 – Formação de professores e Organização do Trabalho Pedagógico: reúne discussões que abordam a formação de professores e todas as variáveis relativas a organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo. Assim, poderá ter enquanto objeto de estudo e intervenção a escola do campo, processos de alfabetização, escolarização e profissionalização no/do campo, a formação de professores, gestão da escola, gestão de projetos institucionais, financiamento, projeto político-pedagógico, didática, currículo e avaliação no contexto da escola seriada, multisseriada ou organizada em ciclos de aprendizagem, sempre orientados para a investigação da escola do campo.
Linha 2- Trabalho, Movimentos Sociais e Educação: constrói o diálogo entre Educação do Campo e os conceitos de trabalho, cultura, relação sociedade-natureza e desenvolvimento agrário. São conteúdos e temas de pesquisa desta Linha: Mundo rural. Campo-cidade. Questão agrária. Reforma agrária. Movimentos e redes sociais do campo. Movimentos ambientalistas e desenvolvimento agrário. Diversidade no campo. Cultura camponesa. Campo e afrodescendência. Relação sociedade-natureza. Luta de classes. Trabalho. Modernização do campo. Cooperação. Agroecologia. Agricultura familiar e camponesa. Desenvolvimento territorial e agrário.
O período de inscrição vai de 01 a 23 de novembro de 2012 e estão sendo disponibilizadas 12 vagas, sendo 06 vagas para cada linha de pesquisa. Maiores informações no site: http://www.ufrb.edu.br/educampo.