segunda-feira, 26 de março de 2012

Alunos do curso de Especialização em Educação no Semiárido realizam intercâmbio de experiência


Mística de acolhimentos dos alunos
Os alunos do Curso de Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido, promovido pela UESPI e a Rede de Educação no Semiárido (RESAB), no Campus de Picos, realizaram nos dias 23 e 24 de março uma visita de Intercâmbio de Experiência na Ecoescola Thomas a Kempis, no município de Pedro II - PI.
A Ecoescola é vinculada ao Centro de Formação Mandacaru e há mais de 10 anos oferece ensino gratuito da 5ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio na modalidade integral, a partir dos princípios da educação contextualizada e da agroecologia.
O evento foi organizado pelo professor da disciplina de currículo contextualizado, Elmo de Souza Lima, com objetivo de possibilitar a troca de experiências entre os professores da Ecoescola e os 40 docentes da rede pública de ensino que participam do curso de especialização.
Hortas orgânicas
Durante a visita, os alunos do curso de especialização tiveram a oportunidade de conhecer as áreas de produção e as oficinas de trabalho desenvolvidas na escola, bem como as estratégias didático-pedagógicas adotadas no processo de contextualização e organização dos conteúdos e das práticas educativas.
A roça orgânica foi uma das experiências desenvolvidas pela Ecoescola que mais chamou a atenção dos visitantes, devido seu potencial produtivo baseado na preservação do meio ambiente e na alimentação saudável.
Projeto modelo de Roças orgânicas
Como resultado do trabalho, os professores/cursistas, que atuam em 20 município do Território Vale do Guaribas, no semiárido piauiense, saíram com o desafio de ampliar o debate nos municípios voltado ao desenvolvimento de projetos educativos e curriculares contextualizados que fomente o desenvolvimento de práticas educativas voltadas à produção de conhecimentos que valorize os saberes socioculturais locais e potencialize ações de desenvolvimento sustentável.

sábado, 24 de março de 2012

Dia Mundial das Águas é comemorado com Ato Público no Piauí

Na última quinta-feira, dia 22 de março, foi comemorado o Dia Mundial das Águas, e para celebrar o dia cerca de 500 agricultores e agricultoras familiares e lideranças comunitárias do Piauí realizaram pela manhã um Ato Público na Praça Francisca Trindade, ao lado da Igreja São Benedito, no centro de Teresina/PI. Participaram da manifestação representantes das cidades de São Raimundo Nonato, Caracol, Dom Inocêncio, Canto do Buriti, Paulistana, Simplício Mendes, Queimada Nova, Jaicós, Padre Marcos, Pedro II, Castelo, Piracuruca, Oeiras, Parnaíba e Teresina.
Uma ação do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, o Ato Público buscou chamar a atenção da população para o uso racional da água, denunciar a falta de assistência por parte do governo em relação às famílias já atingidas pela estiagem, e reivindicar a suspensão da implantação de cisternas de plástico e continuação da construção de cisternas de placas de cimento no semiárido piauiense.
Durante a manifestação, foi realizada ainda uma caminhada em torno da Avenida Frei Serafim, uma das principais avenidas de Teresina/PI, até o Palácio de Karnak, palácio do Governador, na qual representantes do Fórum foram recebidos pelo assessor José Luis Martins Maia, que recebeu um documento produzido pelas entidades da sociedade civil reivindicando a implantação de políticas públicas de convivência com o semiárido. O assessor garantiu que no prazo máximo de dez dias, o Governador irá receber uma comissão formada por representantes do Fórum para uma conversa.
Segundo o Coordenador do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, Carlos Humberto Campos, esse documento – uma proposta de convivência com o semiárido – foi protocolado na última terça-feira (20) no Palácio de Karnak, dentre os principais pontos apresentados, está a implantação de políticas públicas para a convivência com o semiárido, “propomos a formação de um comitê formado por órgãos governamentais e da sociedade civil que serão os responsáveis pela construção e implementação dessas políticas, superando assim, a política de combate a seca”, explica o Coordenador.
O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido é composto por Quatorze entidades da Sociedade Civil que atuam em 123 municípios do semiárido piauiense beneficiando aproximadamente 50 mil famílias, com 40 mil cisternas de placas de 16 mil litros (através do programa Um Milhão de Cisternas P1MC) e cerca de 10 mil tecnologias de produção como bomba d’Agua popular, tanque de pedra, barragem subterrânea e cisterna de 52 mil litros (através do programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2).
Os dois programas são desenvolvidos pelo Fórum através da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) com o apoio do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e têm o objetivo de cuidar da água de beber, da água para a produção e para os animais. O P1MC tem como objetivo levar uma cisterna para cada família que sofrem com a falta de água, para que elas possam colher e guardar a água de chuva através do telhado. A ideia é que a partir do impacto desse trabalho, o P1+2 possa pensar no acesso a terra e a água como alternativa de levar segurança e soberania alimentar para as famílias.
por Sabrina Sousa assessora de Comunicação da Cáritas Regional Piauí

terça-feira, 20 de março de 2012

Governo lança programa para melhorar a Educação do campo

O Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), lançado na manhã desta terça-feira, 20/03, vai oferecer apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação do campo. O lançamento, no Palácio do Planalto, teve a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante e lideranças dos movimentos sociais do campo.
Para a presidenta, o papel do Pronacampo é assegurar oportunidades para a população do campo. “Nós estamos apostando que uma nova geração vai se beneficiar de tudo que fazemos nesta, mudando a feição do campo brasileiro e garantindo que ele será um lugar digno e de qualidade para se morar e se criar os filhos”, afirmou Dilma.
De acordo com o ministro, o Brasil é um grande produtor de alimentos, mas tem uma dívida com as populações camponesas. “Nós temos, aproximadamente, 30 milhões de pessoas que vivem no campo, o Brasil é a segunda maior agricultura do mundo, produz 300 bilhões de dólares e exporta quase 95 bilhões de dólares, no entanto nós não temos uma política específica de educação para a população que vive no campo brasileiro”, disse Mercadante.
No Brasil existem 76 mil escolas rurais, com mais de 6,2 milhões de matrículas e 342 mil professores. O Pronacampo vai estabelecer um conjunto de ações articuladas que atenderá escolas do campo e quilombolas em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica.
Entre as ações previstas no programa estão o fortalecimento da escola do campo e quilombola, que já em 2013 receberá material pedagógico adequado às especificidades da vida do campo. Por meio do programa Mais Educação, 10 mil escolas do campo passaram a oferecer educação integral.
Professores – Serão oferecidos cursos de licenciatura para formação de professores e cursos de aperfeiçoamento. Na área rural, 46,8% dos professores não tem licenciatura. Serão estabelecidos 200 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para auxiliar na formação desses professores.
O programa prevê a oferta de 180 mil vagas pelo Pronatec Campo (parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec) para formação tecnológica de jovens e trabalhadores do campo, a construção de 3 mil novas escolas e investimentos em infraestrutura.
Durante a cerimônia, Dilma Rousseff assinou medida provisória que inclui as escolas dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAS) no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Também foi encaminhado ao Legislativo projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), estabelecendo medidas referentes ao fechamento das escolas do campo e exigindo que sejam ouvidos os conselhos estaduais e municipais de educação.
Fonte: MEC

domingo, 18 de março de 2012

Organizações lançam Dicionário da Educação do Campo


Organizações sociais lançaram, neste mês de março, o Dicionário da Educação do Campo. A publicação, fruto de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a Via Campesina Brasil, visa contribuir para a educação nas escolas rurais.
A produção do dicionário foi feita de forma voluntária e coletiva por pesquisadores e especialistas em diversos temas, além de militantes de movimentos sociais. Os principais temas e assuntos que preocupam os professores em salas de aula nas escolas do meio rural foram reunidos na publicação, seguidos de explicações e cometários de especialistas. Além disso, ao final de cada tema há referências bibliográficas para pesquisas. O trabalho de produção do dicionário envolveu 107 autores.
O primeiro volume do Dicionário da Educação do Campo, que possui 113 verbetes distribuídos em 800 páginas, já está disponível nos sites da Fiocruz (http://www.epsjv.fiocruz.br/) e da Editora Expressão Popular (www.expressaopopular.com.br). Na publicação podem ser encontrados temas como: questão agrária, agrotóxicos, soberania alimentar, segurança alimentar, renda da terra, educação do campo, pensamento de Paulo Freire, movimentos sociais no campo, educação bancária, agricultura, agroecologia, entre outros.
Nele podemos encontrar temas como a questão agrária, agrotóxicos, soberania alimentar, segurança alimentar, renda da terra, educação do campo, pensamento de Paulo freire, movimentos sociais no campo, educação bancária, agricultura, agroecologia, e dezenas de outros assuntos que fazem parte do dia-a-dia do interesse de nossas escolas, de todos os níveis.
A edição foi realizada em parceria entre a Fiocruz e a Editora Expressão Popular, e chega às livrarias e aos estudantes e professores de todo país, com suas  800 páginas, por 50,00 reais. A previsão é de que o coletivo de pesquisadores, especialistas e militantes continue trabalhando para que até o final deste ano seja lançado o segundo volume do dicionário.
Fonte: Brasil de Fato