quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Fórum realiza IV Seminário Estadual de Educação do Campo no Piauí


Entidades e movimentos sociais realizaram na última quinta-feira (06/12) o IV Seminário Estadual de Educação do Campo no Piauí, no auditório do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o intuito de debater sobre os desafios e as perspectivas da educação do campo no Piauí e discutir sobre rearticulação do Fórum Piauiense de Educação do campo.
Na abertura do evento, os movimentos sociais e as instituições públicas apresentam as atividades desenvolvidas na área do campo no Estado. Em seguida, Clarice Aparecida, coordenadora do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), fez uma exposição sobre a trajetória de luta em defesa da educação do campo no Brasil, demonstrando os avanços e os desafios que estão colocados para as organizações sociais e instituições que lutam pela consolidação de uma política de educação do campo no Brasil.
Na segunda etapa do evento, as organizações e entidades desenvolveram um amplo debate sobre os desafios que estão colocados para a consolidação de um projeto de educação do campo no Piauí, diante da ausência de uma política pública na área da educação do campo no estado e o descompromisso dos gestores públicos estaduais e municipais com este tema. Além disso, foi denunciado o fechamento de escolas no campo, a ausência de transporte escolar para os alunos do campo em vários municípios, bem como, a precariedade das escolas localizadas nas comunidades rurais.
Para o professor da UFPI, Elmo de Souza Lima, o evento foi importante porque as instituições e lideranças dos movimentos sociais presentes no evento se comprometeram com a rearticulação e o fortalecimento do Fórum Piauiense de Educação do Campo como espaço de articulação política que pode agregar as diferentes instituições e movimentos em torna de uma pauta comum que faça avançar as políticas de educação do campo.
O Fórum é composto pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Associação das Escolas Famílias Agrícolas (AEFAPI), Fundação Santa Angela, Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário