terça-feira, 13 de novembro de 2012

UFRB aprova primeiro Curso de Mestrado em Educação do Campo


Grupo de Trabalho Educação do Campo do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB aprovou junto a CAPES o seu primeiro Curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo. O referido curso tem o propósito intermediar o diálogo entre a diversidade camponesa e o fazer pedagógico, visando contribuir para que os(as) docentes das redes públicas de ensino, gestores(as) públicos e articuladores(as) dos movimentos e redes sociais do campo possam redimensionar suas leituras sobre a realidade agrária brasileira, redefinindo suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão das escolas do campo buscando o avanço na escolarização, na formação, pesquisa e extensão capaz de preparar sujeitos aptos a dialogar e intervir nos processos de elaboração das políticas de desenvolvimento agrário na Bahia e no Brasil.
O Programa de Mestrado Profissional em Educação do Campo abrange duas linhas de pesquisa : Linha 1 – Formação de professores e Organização do Trabalho Pedagógico: reúne discussões que abordam a formação de professores e todas as variáveis relativas a organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo. Assim, poderá ter enquanto objeto de estudo e intervenção a escola do campo, processos de alfabetização, escolarização e profissionalização no/do campo, a formação de professores, gestão da escola, gestão de projetos institucionais, financiamento, projeto político-pedagógico, didática, currículo e avaliação no contexto da escola seriada, multisseriada ou organizada em ciclos de aprendizagem, sempre orientados para a investigação da escola do campo.
Linha 2- Trabalho, Movimentos Sociais e Educação: constrói o diálogo entre Educação do Campo e os conceitos de trabalho, cultura, relação sociedade-natureza e desenvolvimento agrário. São conteúdos e temas de pesquisa desta Linha: Mundo rural. Campo-cidade. Questão agrária. Reforma agrária. Movimentos e redes sociais do campo. Movimentos ambientalistas e desenvolvimento agrário. Diversidade no campo. Cultura camponesa. Campo e afrodescendência. Relação sociedade-natureza. Luta de classes. Trabalho. Modernização do campo. Cooperação. Agroecologia. Agricultura familiar e camponesa. Desenvolvimento territorial e agrário.
O período de inscrição vai de 01 a 23 de novembro de 2012 e estão sendo disponibilizadas 12 vagas, sendo 06 vagas para cada linha de pesquisa. Maiores informações no site: http://www.ufrb.edu.br/educampo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário