terça-feira, 13 de novembro de 2012

II Colóquio de Educação contextualizada possibilita troca de experiências entre educadores no semiárido

Solenidade de Abertura

 Mais de duzentos educadores, estudantes de graduação e lideranças comunitárias participaram do II Colóquio Piauiense de Educação Contextualizada no Semiárido, realizado nos dias 08, 09 e 10 de novembro no auditório da Universidade Federal do Piauí – Campus de Picos. O evento foi realizado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB), em parceria com a Universidade Federal do Piauí e Secretaria Estadual de Educação do Piauí.
O II Colóquio teve como objetivo fomentar a produção de conhecimentos científicos na área da Educação contextualizada no Semiárido e educação do campo como forma de ampliar as políticas de educação voltada à construção de alternativas de desenvolvimento sustentável.
Oficinas Temáticas
Na quinta-feira (08/11), os participantes frequentaram as oficinas temáticas sobre agroecologia, economia solidária, material didático contextualizado e tecnologias apropriadas, onde tiveram a oportunidade de trocarem experiências e conhecerem os trabalhos desenvolvidos nestas áreas no semiárido piauiense. Na noite da quinta-feira, houve a abertura oficial do evento com a participação dos representantes das instituições parceiras e autoridades locais, assim como, as apresentações culturais e artísticas da região.


Na conferência de abertura, com o tema: Educação contextualizada no Semiárido: avanços e perspectivas, o prof. Dr. Álamo Pimentel (UFBA) trouxe novas contribuições para a reflexão sobre a educação contextualizada, apontando novas perspectivas para o trabalho desenvolvimento pela Rede de Educação no Semiárido Brasileiro.
 O segundo dia de evento começou com a mesa de debate: “Educação Contextualizada e Currículo no Semiárido”, com a participação das professoras: Vanderléa Andrade Pereira (UFPI), Luzineide Dourado Carvalho (UNEB) e Lucineide Barros Medeiros (UESPI), bem como, do professor Elmo de Souza Lima (UFPI). Ambos trouxeram significativas contribuições para o fortalecimento do trabalho desenvolvido nas escolas do semiárido na perspectiva da contextualização do currículo e das práticas educativas.
Ainda na sexta-feira (09/11), o público do evento participou dos grupos temáticos onde ocorreram as apresentações de trabalho de pesquisa sobre o ambiente semiárido, convivência com o semiárido e educação contextualizada. Além disso, conheceram 3 experiências exitosas na área da educação contextualizada no semiárido, apresentada na II mesa de debate do evento, com a participação do Movimento do Sem Terra (MST), Escola Família Agrícola Dom Edilberto e  Ecoescola Thomas a Kempis.
Apresentação de Experiências
No último dia do evento, foi realizado um painel com tema “Educação no Semiárido Piauiense: desafios e perspectivas”, com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Educação, Rede de Educação no Semiárido (RESAB), Universidade Estadual do Piauí e União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (UNDIME), no qual foram discutidos os avanços e as perspectivas da educação contextualizada no Estado.
Dentre os encaminhamentos do evento, destacaram-se: a articulação política com os novos gestores municipais; o fortalecimento das parcerias com os movimentos sociais e as universidades públicas. No âmbito da formação, priorizou-se a constituição de um grupo de estudos voltado à formação de formadores para atuarem nos municípios e a implementação de projetos de formação em municípios do Território Vale do Guaribas. Além disso, destacou-se também a importância do fortalecimento do grupo de trabalho para a produção de materiais didáticos contextualizados.
Encerramento do II Colóquio

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