sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Fotógrafo piauiense lança livro com imagens da Caatinga


Depois de quase duas décadas documentando a natureza da Caatinga, o homem, seus problemas ambientais e toda a riqueza natural desse ambiente, o fotógrafo André Pessoa é o autor das imagens do Bioma Caatinga no livro “Biomas Brasileiros”, lançado pela Conservação Internacional, na última quarta-feira (05/09) no Rio de Janeiro.
No momento em que sustentabilidade e preservação são temas fundamentais para o crescimento do país, a obra apresenta um panorama completo, inédito e atual dos biomas nacionais. Uma contemplação da nossa riqueza natural, que vira ponto de partida para a compreensão da importância global dos nossos ecossistemas, todos tão singulares: Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, Caatingas, Cerrados, Pampas e o Bioma Marinho.
Fartamente ilustrado com a colaboração de grandes fotógrafos brasileiros e estrangeiros, entre eles o piauiense de coração, André Pessoa, o livro “Biomas brasileiros” retratos de um país plural traz textos de grandes especialistas em ecologia, ciências naturais, preservação e economia, apresentando-se em duas versões bilíngues: português-inglês e português espanhol. Um presente para estudantes, pesquisadores e gente apaixonada por tanta brasilidade.
A obra apresenta os biomas brasileiros tendo como proposta um processo de redescobrimento do Brasil, ou seja, a partir de sua sequência de ocupação. Assim, o primeiro bioma apresentado é a Mata Atlântica, por onde chegaram os portugueses, seguido da Caatinga, que começou a ser habitada pelos sertanejos, passando para o Cerrado, Amazônia, Pantanal, Campos do Sul (ou Pampas). 
As riquezas desses biomas são principal destaque no livro, bem como as ameaças a esse patrimônio natural. Além disso, faz um retrato de um país plural apresentando os exemplos bem-sucedidos de harmonia homem-natureza, de produção efetivamente sustentável, de sustentabilidade e responsabilidade no consumo, de mercados que valorizam o custo dos serviços prestados pela natureza, de financiamentos verdes e de instituições com princípios e práticas baseados, de forma equânime, no tripé social-econômico-ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário