sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fórum do Semiárido promove Oficina sobre Educação Contextualizada

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido realizou nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/09) o seu Encontro Estadual, no prédio da Obra Kolping em Teresina, com o tema “Convivência com o Semiárido – Trajetórias de luta e resistência para a superação da pobreza e construção da cidadania”. O evento é um preparatório para o EnconASA, o Encontro Nacional da Articulação no Semiárido (ASA) que será realizado em novembro na cidade de Januária, em Minas Gerais.
Durante o evento, foi realizada uma Oficina sobre Educação Contextualizada no Semiárido que discutiu dentre outras coisas sobre os avanços conquistados nos últimos anos na área da educação contextualizada, bem como, os desafios que precisam ser enfrentados no sentido de consolidar esse projeto de educação como estratégia de fortalecimento da política de desenvolvimento sustentável com base nos princípios da convivência.
As discussões sobre a educação contextualizada foram desenvolvidas a partir da experiência da EcoEscola Thomas à Kémpis, do município de Pedro II, que oferece um ensino contextualizado no semiárido a partir de projetos educativos que contemplam atividades pedagógicas, esportivas, artísticas, produtivas e ambientais. Tudo isto visando à promoção da sustentabilidade do semiárido e a formação cidadã, tornando as crianças e jovens agentes multiplicadores e transformadores da realidade local.
A Ecoescola atende jovens do Ensino Fundamental maior e Ensino Médio, em regime de tempo integral, e é vinculada ao Centro de Formação Mandacaru, uma organização não governamental que atua na área da educação popular e da convivência com o semiárido.
Além dessa oficina, foram realizadas outras duas oficinas com os temas: Organização Social e Produtiva no Território Serra da Capivara e a experiências de Casas de Sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário