sábado, 11 de agosto de 2012

Professores da UFPI lançam livro sobre Educação do Campo

Os professores da Universidade Federal do Piauí, Elmo de Souza Lima e Ariosto Moura da Silva lançaram na última sexta-feira (10/08), o livro “Diálogos sobre educação do campo”, durante o I Seminário Estadual de Educação do Campo realizado no Instituto Superior de Educação Antonino Freire (Iseaf), em Teresina.
O livro foi produzido a partir do Projeto de Extensão “Formação continuada de Educadores do campo” desenvolvido pela UFPI no Município de Esperantina, em 2011, sob a coordenação do prof. Ms. Elmo de Souza Lima, e reúne artigos de diversos professores e pesquisadores que atuam na área da educação do campo.
De acordo com os autores, os diálogos construídos nos textos fazem uma caracterização do campo e das práticas educativas desenvolvidas no meio rural, demonstrando os desafios a serem enfrentados na perspectiva de construir projetos educativos que tanto valorizem o campo e suas diversidades culturais, quanto promovam a produção de novos saberes que permitam aos camponeses a gestão de práticas culturais e organizativas voltada ao desenvolvimento sustentável, preservando seu patrimônio sociocultural e ambiental.
Os autores acrescentam ainda que a obra foi produzido com o intuito de contribuir com os processos de formação de educadores do campo, tendo em vista que os artigos que compõem o livro favorece a comprensão crítica do campo e suas diversidades sociopoítica e econômica, assim como dos princípios que norteiam a proposta de educação, destacando suas interfaces com o desenvolvimento sustentável. 
Ainda durante  o evento, foi lançado também o livro "Formação continuada de professores no semiárido: ressignificando saberes e práticas, de autoria do prof. Ms. Elmo de Souza Lima. Os dois livros poderão ser adquiridos na Livraria Universitária da UFPI e através do e-mail: elmolima@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário