terça-feira, 10 de julho de 2012

Senado aprova uso de recursos do Fundeb para educação do campo


O senado aprovou nesta terça-feira (03/04), a Medida Provisória 562/2012 que destina o uso de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) a instituições comunitárias que atuam na educação rural. O projeto segue para sanção presidencial.
Com este Medida Provisória as organizações sociais que desenvolvem atividades na área da educação do campo poderão receber recursos do FUNDEB para custear as despesas de manutenção das escolas voltadas para os filhos de agricultores. No Piauí, as Escolas Famílias Agrícolas poderão ser as principais instituições a serem beneficiadas pela medida.
A proposta também autoriza o Poder Executivo a conceder bolsas aos professores das redes públicas de educação e a estudantes beneficiários do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
Segundo o relator, senador José Pimentel (PT-CE), o objetivo da medida é fortalecer o Ministério da Educação, particularmente as transferências diretas previstas no Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNDE). “Acima de tudo, a MP simplifica esse processo de transferência, seja nas ações do ‘Caminho da Escola’, seja para a aquisição de livros, fortalecendo a estrutura das escolas públicas e das escolas do campo”, disse o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário