terça-feira, 17 de julho de 2012

Conselho de educação aprova diretrizes curriculares para a educação ambiental


O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, em 15 de junho de 2012, a Resolução n° 02, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, apresentando-se como referência para a promoção da Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
Para o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, “essas diretrizes orientarão as políticas pedagógicas da educação infantil à universidade, porque o que vale mesmo é quando as práticas chegam à sala de aula”. As diretrizes foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), após diálogo com os sistemas de ensino, sociedade civil e diferentes instâncias governamentais.
As diretrizes estabelecem em seu artigo 2º que “A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental”.
O esforço do Ministério da Educação e das organizações sociais envolvidas com a luta pela educação ambiental é popularizar essa resolução permitindo que cada vez mais o tema da educação ambiental, da preservação e da sustentabilidade possa estar presente no cotidiano das escolas brasileiras.
No semiárido brasileiro o debate sobre a educação ambiental é desenvolvido a partir dos princípios da educação contextualizada e volta-se para a compreensão socioambiental da região e a construção de alternativas de convivência com o sertão. Este trabalho está associado ao desenvolvimento de novas tecnologias adaptadas às condições culturais, produtivas e ambientais locais, bem como, ao desenvolvimento de uma nova cultura de convivência entre as pessoas e destas com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário