sábado, 28 de abril de 2012

O desafio de preservar a caatinga no semiárido



A Caatinga é hoje uma das regiões mais ameaçadas do globo pela exploração predatória. As áreas protegidas ocupam apenas 2% do Semiárido Brasileiro, e a maioria delas não está na Caatinga. As principais causas da degradação ambiental no bioma são a caça, as queimadas e o desmatamento para retirada de lenha. No Nordeste, mais de 30% da matriz energética tem como base a lenha, e a grande maioria da madeira vem de áreas sem planos de uso sustentável.
No dia 28 de abril é celebrado o dia nacional da caatinga, que possamos aproveitar essa data para refletirmos sobre as ações educativas que podemos desenvolver para ampliarmos as ações de preservação e revitalização da caatinga no semiárido, tendo em vista a riqueza de sua biodiversidade e sua importância na garantia da vida no sertão.
O trabalho de educação para a convivência com o semiárido deve ter como um dos focos prioritários a educação ambiental, contribuindo para que as crianças e os jovens conheçam a caatinga, suas belezas e diversidade, bem como compreenda sua importância na política de convivência com o semiárido. São a partir das pequenas ações desenvolvidas nas escolas que iremos fomentar a produção de uma nova cultura de convivência com o semiárido, baseada no princípio da preservação, do uso racional e sustentável dos recursos naturais e da implementação de novas relações entre os seres humanos e destes com a natureza.

Vejam vídeo sobre uma rica experiência de educação ambiental desenvolvida em uma escola em Porto Alegre:


Nenhum comentário:

Postar um comentário