quarta-feira, 10 de agosto de 2011

UFPI produz vídeo sobre educação do campo

Com o intuito de dá visibilidade as experiências de educação do campo desenvolvidas no Estado, a Universidade Federal do Piauí está produzindo um vídeo sobre  quatro experiências inovadoras na área da educação do campo.
Na comunidade Quilombola Olhos D´água dos Negros, no município de Esperantina, o vídeo mostra o trabalho educativo desenvolvido pela associação quilombola em parceria com a escola da comunidade com o intuito de revitalizar as tradições culturais e a história dos afrodescendentes. Com esse trabalho, os jovens aprendem capoeira, reinventam a dança do côco e transformam as riquezas naturais, como o babaçu e o buriti, em fonte de renda.
Já no município de Pedro II, o destaque foi a experiência da Ecoescola Thomas Kempis, vinculada ao Centro de Formação Mandacaru, que desenvolve sua proposta pedagógica a partir dos princípios agroecológicos e da convivência com o semiárido.
Na área da educação profissional no campo, o vídeo apresenta o trabalho da Escola Família Agrícola do Soinho, localizada na zona rural de Teresina-PI, voltado para a formação humana e profissional, habilitando os alunos em "técnico agropecuário", através da Pedagogia da Alternância.  A EFA Soinho é vinculada a Fundação Padre Antônio Civieiro (FUNACI).
A educação desenvolvida em área de assentamento também foi uma das experiências priorizadas na produção, com destaque para a Escola Itinerante implementada pelo Movimento Sem Terra (MST) nos acampamentos da região sul do Piauí, tendo como foco priritário a formação política dos jovens.
O vídeo está sendo produzido através do Projeto de Extensão "Formação de Educadores do Campo, executado no município de Esperantina, com o apoio do Ministério da Educação, sob a coordenação do Prof. Ms. Elmo de Souza Lima, do Centro de Ciências da Educação da UFPI.
Além do vídeo, será publicado pela Editora da UFPI um livro com trabalhos de pesquisadores piauienses na área da educação do campo que irão subsidiar os processos de formação de educadores, bem como, o desenvolvimento de práticas educativas voltadas para o contexto sociocultural dos camponeses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário