domingo, 28 de agosto de 2011

Escolas do Piauí são contempladas com Projeto de Horta


Alunos da rede pública de ensino do Piauí serão beneficiados com um projeto da Embrapa que visa estimular o consumo de hortaliças. De acordo com o chefe geral da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) Celso Moretti, o principal resultado esperado é a melhoria do perfil nutricional das crianças, com o aumento do consumo de hortaliças.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de, pelo menos, 430 g de frutas e hortaliças por dia, mas no Brasil, a média de consumo por pessoa não passa das 130 g, sendo que os estados da região Norte e Nordeste apresentam os menores índices. Mudar esse cenário pode contribuir para a melhoria do perfil nutricional da população brasileira, reduzindo a prevalência de doenças normalmente associadas a quadros de desnutrição crônica.
O Projeto prevê a realização de palestras, a impressão e distribuição de cartilhas e jogos, bem como o estimulo à participação na produção de hortaliças, propiciando um contato direto com o alimento. Para Celso Moretti, as hortas também podem servir como ambiente de estudo para matemática, português, ciências e meio ambiente, por exemplo.
A produção das escolas será utilizada pra reforçar a merenda. Para tanto, as merendeiras de cada instituição participante do projeto vão aprender novas receitas e formas de aproveitamento de hortaliças. O treinamento terá com o base 150 receitas do livro “50 hortaliças: como comprar, conservar e consumir hortaliças”, editado pela Embrapa Hortaliças, além de outras receitas com hortaliças regionais. Além das hortas, o projeto prevê ainda a instalação de 50 Minibibliotecas da Embrapa em escolas públicas do estado. Cada biblioteca conta com livros, DVDs e CDs com informações tecnológicas geradas pela Embrapa e seus parceiros.
Além desse projeto, diversas escolas piauienses estão implantando suas hortas como forma de melhorar a alimentação e a aprendizagem das crianças. O trabalho com as hortas escolares permite uma maior reflexão sobre a importância do consumo de alimentos sem agrotóxicos e incentiva a produção de uma alimentação saudável. Além disso, contribuir para uma maior interação entre professor, aluno, funcionário e comunidade, favorecendo a melhoria da aprendizagem dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário