quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Embrapa Semiárido e IRPAA realizam a Feira SemiáridoShow


No período de 22 a 25 de agosto está acontecendo a Feira SemiáridoShow 2011, com o tema “Água e Produção de Alimentos na Agricultura Familiar”. O evento, realizado pela Embrapa e Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), no Escritório da Embrapa Transferência de Tecnologia em Petrolina (PE).
O evento conta com uma programação repleta de temas relacionados a políticas públicas e tecnologias para a agricultura familiar, contando com minicursos, debates, palestras e apresentação de tecnologias agropecuárias.
Durante todos os dias da feira, os visitantes poderão passear pela área de demonstração de campo, tendo a oportunidade de conhecer diversos recursos para a Convivência com o Semiárido. Experimentos com feijão, maracujá-do-mato, dessalinização das águas subterrâneas, tilápia rosa, sistema agrossilvipastoril, milho, amendoim e galinha caipira são apenas alguns exemplos das tecnologias que estarão expostas na feira.
Nessa 4ª edição da feira SemiáridoShow tem como novidade os estandes e discussões sobre a Economia Solidária - Ecosol, uma forma de economia que tem por base princípios do cooperativismo e comércio justo e se opõe à concentração de renda geradora das desigualdades sociais.
Com a intenção de fortalecer os segmentos da sociedade que tem apostado na Ecosol como forma de garantir a renda familiar, o Irpaa estará apresentando ao público da feira um espaço onde poderão ser conhecidas diversas experiências exitosas existentes em alguns estados do Nordeste. Serão 34 estandes com exposição dos diversos sabores e saberes do Semiárido, nos quais destacam-se a fruticultura nativa, onde será possível visualizar produtos feitos a partir do beneficiamento do umbu, do maracujá do mato, do jenipapo e da mandioca que dão origem a doces, geléias, licores, biscoitos entre outros. 
Além disso, a feira expõe ainda derivados da cadeia apícola, como o mel e a própolis e peças artesanais feitas a partir de matérias-primas da caatinga a exemplo do couro e da palha. Nos estandes decorados com elementos da cultura regional, as/os visitantes poderão tanto comprar os produtos fazer degustação.
A estudante de agronomia, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Isabel Almeida de Souza, em visita ao estande, falou da importância de apresentar para a região as novidades que a Companhia vem desenvolvendo para o segmento da agricultura familiar. “Podemos dizer que a agricultura familiar é o centro do desenvolvimento, já que nos alimentamos da produção dessas famílias e essa produção merece ser divulgada”, resume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário