quinta-feira, 28 de julho de 2011

Alunos do semiárido receberão computadores nas escolas

Os alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino dos municípios Oeiras e São João do Piauí, no semiárido piauiense, serão beneficiados pelo Programa Um Computador por Aluno (Prouca), desenvolvido pelo Ministério da Educação e receberão um laptop.
No Piauí, 2.500 aparelhos já foram adquiridos, os quais já estão sendo repassados para as escolas. No total serão beneficiadas nove escolas públicas no Estado, das quais, cinco são da rede pública estadual e as demais da rede municipal de educação.
Segundo Alzira Lopes, coordenadora de Tecnologia Educacional, da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), as escolas localizadas em Nazária e União já estão de posse dos laptops. Contudo, o uso dos computadores por parte dos alunos só será efetivada com a chegada dos armários, onde serão armazenados os equipamentos e as suas baterias carregadas.
“Estamos em processo de licitação dos 51 armários, os quais custarão mais de R$ 200 mil”, enumera Alzira Lopes. Quanto à capacitação dos multiplicadores, a coordenadora ressalta que no fim do mês de março os profissionais já devem ter concluído o treinamento. Estes, por sua vez, serão responsáveis por repassar as informações aos professores. 
Durante a capacitação são enfatizadas a questão operacional, a aplicação da web 2.0, bem como o planejamento das atividades junto aos alunos. Além da disponibilização dos computadores, a Secretaria da Educação também está agilizando a instalação dos servidores, proporcionando conectividade à internet por meio da rede sem fio. “Todas as escolas que serão beneficiadas pelo programa possuem instalações básicas para receber a conectividade em rede sem fio”, enfatiza Alzira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário