terça-feira, 14 de junho de 2011

Ministra do Meio Ambiente determina proteção da Serra Vermelha no Piauí

A ministra do Meio Ambiente e presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), IsabellaTexeira, assinou monção solicitando a intensificação das ações federais de proteção para Serra Vermelha, localizada no sul do Piauí, entre os municípios de Bom Jesus, Curimatá, Morro Cabeça no Tempo, Parnaguá e Redenção do Gurguéia (todos distantes cerca de 700 km deTeresina).

Desmatamento de madeira florestal

A área de floresta tropical, cerrado e caatinga da região da Serra Vermelha é considerada uma das regiões com maior biodiversidade do Nordeste, segundo pesquisas do Museu de Zoologia da USP, coordenadas pelo cientista Hussam Zaher. Em 2006 o próprio Ministério do Meio Ambiente tinha aprovado um projeto que iria desmatar cerca de 78 mil hectares da floresta nativa para produção de carvão vegetal, visando abastecer as industrias siderúrgicas do Brasil e do exterior.

O projeto chamava-se Energia Verde e foi paralisado definitivamente pela Justiça Federal, além de sofrer fiscalização do Ministério do Trabalho que descobriu uma série de irregularidades no empreendimento.


Desde então, o grupo responsável pela área, a JB Carbon S/A, pensa em implantar no local uma termoelétrica movida à lenha nativa para abastecer a região de Bom Jesus, o que segundo os ambientalistas, causaria os mesmos danos a floresta da região, além de contribuir para o efeito estufa com a emissão de fumaça na atmosfera.

Pelo documento publicado no Diário Oficial da União no dia 05 de maio de 2011, a presidente do Conama e ministra do Meio Ambiente acatou a solicitação do professor e biólogo Francisco Soares, da Fundação Rio Parnaíba, e determinou que a Polícia Federal, Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade realize investigações e operações de fiscalização da área no sul do Piauí. O texto, de certa forma, informa que o Piauí não tem feito sua parte na proteção da região.

Ministra do Meio Ambiente, IsabellaTexeira

Segundo o ambientalista e professor Francisco Soares, que é o único piauiense com cadeira no Conama, a medida vai contra as ações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Piauí, através do secretário Dalton Macambira, que "não respeita a lei da Mata Atlântica e continua licenciando projetos de carvoarias na região, inclusive dentro da Área de Proteção ambiental do Rangel, uma APA estadual nas imediações da Serra Vermelha", garantiu. 


Para o ambientalista, seria de extrema importância que o governador Wilson Martins (PSB), fizesse a substituição imediata do secretário. "Pelo menos até que tudo seja investigado. Se ao final ficar provado que Dalton Macambira é inocente, ele volta ao cargo", sugere o ambientalista.

O Ministério Público Federal do Piauí, através do procurador Tranvanvan Feitosa, também já tinha se reunido com a Polícia Federal alguns dias atrás para determinar fiscalizações e operações policiais na Serra Vermelha, visando combater a produção ilegal de carvão, o trabalho escravo, a grilagem de terras, ameaças aos pequenos proprietários e até a morte de ambientalistas.

Redação e fotos de André Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário