quarta-feira, 18 de maio de 2011

MPA reivindica mudanças na política de Educação do Campo no Piauí


fotoa2170511Lideranças do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) se reuniram na tarde desta terça-feira (17) com o Secretário Estadual de Educação, Atila Lira, para reivindicarem a implementação de políticas voltadas para a melhoria da educação nas escolas do campo no estado. De acordo com as lideranças do MPA, além da falta de estrutura das escolas , muitos municípios estão chegando as unidade de ensino do campo e descolando os alunos para as cidades.
Durante a audiência com o Secretário, o MPA denunciou também as péssimas condições do transporte escolar nos municípios piauiense e a ressistências das prefeituras em adquirir os produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, conforme determina a Lei Federal 11.947/2009.
Dentre as propostas apresentadas pelo Movimento dos Pequenos Agricultores ao Secretário de Educação, destam-se: Articulação da Secretaria Estadual de Educação com as prefeituras para melhorar a qualidade do transporte escolar, bem como garantir uma educação do campo de qualidade; Oferecer em parceria com a UESPI um curso de graduação na agronomia voltada para os trabalhadores e as trabalhadoras rurais em regime de alternancia; Ampliar a formação dos professores que atuam nas escolas do campo, dentre outras.
Para Maria José a educação piauiense precisa adotar cursos em sistema de alternância, como acontece em outros estados. “Estamos aqui para mostrar que os jovens trabalhadores rurais não querem fazer apenas cursos técnicos, sonhamos com cursos universitários oferecidos de acordo com a realidade da roça”, declara.
Para Átila Lira é importante que o Movimento se proponha a contribuir apresentando propostas para serem adotadas na política de educação do estado e colocou o corpo de técnicos da Seduc à disposição do MPA para colaborar na formatação dessas propostas. “A boa qualidade da educação passa pelas boas parcerias firmadas como essas. Também com os gestores municipais buscando formas de melhorar nossas ações”, declara.
Essa audiência com o Secretário de Educação faz parte da programação da Jornada Nacional de Lutas do MPA realizada no período de 16 a 20 de maio, que envolve também outras audiências com o Governo do Estado e secretarias: Secretaria de Saúde,  Cepisa, Chesf, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Anvisa, Conab, e Palácio de Karnak. O ojetivo desse atividade é encaminhar com o governo as reivindicações levantadas pelos camponeses e camponesas do MPA do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário