terça-feira, 31 de maio de 2011

Curso de Especialização em Educação no Semiárido anima professores no Território Vale do Guaribas

Na última sexta-feira (27/05) foi realizada a aula inaugural do Curso de Especialização em Educação para a Convivência com o Semiárido no município de Picos. O Curso está sendo oferecido pela Universidade Estadual do Piauí em parceria com Rede de Educação no Semiárido (RESAB), Secretaria Estadual de Educação do Piauí, Instituto Nacional do Semiárido e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e vai beneficiar 50 professores da rede pública de ensino de 20 municípios do Território Vale do Guaribas.
Na abertura do curso foi realizado o painel: "Educação para a Convivência com o Semiárido no Piauí" com a participação de Carlos Humberto (Cáritas Regional Piauí/Fórum do Semiárido) e Elmo de Souza Lima (RESAB/UFPI), que discutiu sobre a importância da educação contextualizada na construção de novas perspectivas de desenvolvimento sustentável na região.
Apresentação de teatro na escola
No segundo painel foi apresentado as experiências na área da convivência com o Semiárido, desenvolvida pelo Fórum do Semiárido, e no campo da educação contextualizada, construida pela Ecoescola Tomas Kempis, vinculada ao Centro de Formação Mancarú. As discussões sobre as experiências animaram os docentes, desperando-os para as possibilidades  que podem ser desenvolvidas nas escolas, em parceria com as famílias e as organizações sociais no sentido de construir práticas educativas voltada para a relidade local, bem como, comprometida com a construção de novas políticas de desenvolvimento sustentável no sertão.
A construção de hortas na escolas
Para a coordenação da RESAB, o evento foi importante por que monstrou para os professores que é possível construir propostas educativas voltadas para as necessidades socioculturais dos alunos. Além disso, provocou os educadores quanto aos desafios que eles terão no curso quanto a produção de novos conhecimentos didático-pedagógicos voltados para a consolidação de um projeto de educação para a convivência com o Semiárido no Piauí.
Trabalho com avicultura

Os professores cursistas se comprometeram em assumir o desafio de desenvolver novos projetos educativos, durante o período do curso, que sirvam de laboratório para a produção de novos saberes teorico-metodolóicos voltados para convivência com o semiárido, bem como, de sistematizar os conhecimentos acerca do semiárido nos seus municípios que permita a produção coletiva de novos materiais didáticos que poderão ser utilizados nas escolas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário