quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

UFPI realiza II Oficina sobre Educação do Campo em Esperantina

A Universidade Federal do Piauí realizou nos dias 11 e 12 de dezembro de 2010, a II Oficina de Educação do Campo no município de Esperantina, com o tema: “Educação do campo: Aspectos históricos e conceituais, com a participação de 50 professores da Rede Municipal de Ensino que trabalham  nas escolas das comunidades Capões, Encanto, Campestre, Buriti dos Brito, Jacaré da Vermelha, Chapada da Limpeza, Olho D’ Água dos Negros, Boi Velho, Lagoa dos Macacos, Amargosa e Limoeiro.

Esta Oficina faz parte do Projeto de Formação Continuada de Educadores do Campo que está sendo desenvolvido em Esperantina no período de novembro de 2010 a julho de 2011. O Processo formativo será desenvolvido em seis módulos, intercalados por etapas complementares nas quais os docentes irão desenvolver projetos didáticos que dialoguem com o referencial teórico-metodológico da proposta de educação do campo
Este trabalho de formação é uma realização da Universidade federal do Piauí - UFPI, Prefeitura de Esperantina e FADEX e contam com a parceria no Município da Secretaria Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantina, Associações de Agricultores Familiares e o CEPES com o apoio do Ministério da Educação e Secretaria de Ensino Superior – SESU.
O Projeto de Formação de Educadores do Campo tem como objetivo desenvolver uma política de formação continuada de professores que fomente a reflexão crítica sobre a proposta de educação desenvolvida nas escolas do campo, favorecendo a produção de novos saberes político-pedagógicos e a contextualização das práticas educativas e curriculares. 
A partir desse trabalho, algumas escolas já estão desenvolvendo experiências inovadoras na área da educação do campo, principalmente voltada para o reconhecimento das potencialidades das comunidades.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Livro "Semiárido Piauiense: Educação e Contexto" está disponível na internet

Com o intuito de contribuir com o processo de democratização do conhecimento acerca do Semiárido, a Rede de Educação no Semiárido (RESAB), juntamento com o Instituto Nacional do Semiárido, decidiu disponibilizar o  livro Semiárido Piauiense: Educação e Contexto na internet para que todos os educadores, pesquisadores e pessoas interessadas em estudar e conhecer essa região possam ter acesso aos saberes reunidos naquela obra.
Dessa forma, esperamos que todos possam ter acesso ao material bibliográfico e possam utilizá-los nos seus trabalhos educativos, bem como, nos seus estudos e pesquisas. Para baixar o livro basta clicar sobre a imagem.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Livro sobre Semiárido Piauiense foi lançado em Encontro de Pesquisa em Educação na UFPI


O livro “Semiárido Piauiense: Educação e Contexto”, produzido a partir dos trabalhos  desenvolvido pela Rede de Educação no Semiárido no Piauí, foi lançando no dia 01 de dezembro de 2010, na abertura do VI Encontro de Pesquisa em Educação, realizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, que ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Piauí) para um público de mais de 400 professores, estudantes e pesquisadores da área da educação. 
Lançamento do livro no Encontro de Pesquisa da UFPI
A publicação reune 10 artigos de pesquisadores da UFPI, UESPI, UNEB e SEDUC, que abordam sobre os aspectos sócio-político, educacional e cultural do Semiárido Piauiense, produzidos durante o Curso de Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido, realizado pela RESAB, em parceria com a UESPI, na região de São Raimundo Nonato.
Além do lançamento nesse encontro, o livro também foi lançando no I Colóquio de Educação para a Convivência com o Semiárido, realizado nos dias 11 e 12 de novembro de 2010, em São Raimundo Nonato e no X Simpósio de Produção Científica  e IX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Piauí, realizado no período de 01 a 03 de dezembro de 2010, no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.