quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Escolas do Semiárido piaiuiense serão beneficiadas com cisternas

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido irá 55 cisterna em mais de cinquenta escolas do campo nos municípios do Semiárido piauiense. Nas unidades de ensino, os reservatórios terão sua capacidade ampliada para 52 mil litros. As cisternas de uso doméstico ou familiares armazenam 16 mil litros de água de chuva.
As escolas selecionadas possuem, na grande maioria, infraestrutura precária e, entre os principais problemas, está a falta de água. O abastecimento é feito através de carros-pipa e outras fontes como barreiros, cacimbas e poços, geralmente distantes das unidades escolares e com água imprópria para consumo.
Essa iniciativa, denominada de Cisterna nas Escolas, é uma ação articulada ao projeto do Programa 1 Milhão de Cisternas da Articulação no Semi-Árido (ASA). Além do Piauí, mais 8 estados (Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará) serão contemplados com a construção de 843 cisternas em escolas rurais.
De acordo com Genival Araújo, coordenador da Unidade Gestora do Programa 1 Milhão de Cisternas na região de Picos, o projeto vai desenvolver também processos formativos envolvendo a comunidade escolar, principalmente os professores, como forma de fortalecer a proposta de convivência com o semiárido.
O Projeto Cisternas nas Escolas é realizado pela Articulação no Semi-Árido (ASA Brasil) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Agência de Cooperação Espanhola e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável e apoio do Unicef.

Nenhum comentário:

Postar um comentário