quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RESAB elabora projeto de Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido para Território Vale do Guaribas




A Rede de Educação no Semiárido Brasileira (RESAB) está finalizando o Projeto de Especialização em Educação contextualizada no Semiárido para ser implementado no Território Vale do Guaribas, tendo como município de Picos como município-pólo.
O Território da Cidadania Vale Do Guaribas - PI abrange uma área de 22.822,40 Km² e é composto por 39 municípios, envolvendo uma população total de 332.746 habitantes, dos quais 182.642 vivem na área rural, o que corresponde a 54,89% do total. Além disso, possui 47.428 agricultores familiares, 1.193 famílias assentadas e 21 comunidades quilombolas. Todos os municípios do Territórios estão na região semiárida.
O Curso de Especialização será organizado a partir de 3 eixos temáticos: Ambiente Semiárido: aspectos sociais, culturais, históricos e econômicos; Educação, Cultura e diversidades culturais no Semiárido; e Pesquisa em Educação no Semiárido. Deverá capacitar 45 professores da rede pública de ensino para trabalhar uma proposta de educação voltada para a convivência com o Semiárido que procure valorizar a cultura os sertanejos e discutir alternativas de desenvolvimento sustentável para da região.
O projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), as prefeituras municipais e as entidades e movimentos sociais que discutem as políticas de educação para a convivência com o Semiárido. Além desses parceiros, a RESAB estará negociando uma parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) a fim de ter o apoio financeiro da instituição para custear as despesas do curso. A idéia da RESAB é oferecer o curso de forma gratuita para os professores, facilitando a participação daqueles docentes que estão desenvolvendo suas atividades nos pequenos municípios, principalmente aqueles que atuam nas escolas do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário